sexta-feira, 20 de novembro de 2015

O ALÉM - 19 -

- FADA MORGANA -
- 19 -
FADA MORGANA -

A sala de aula estava quieta após um aluno, por acaso, falar de uma mensagem de voz de alguém que ele não conseguia ver da forma nenhuma. A aluna Joelma foi outra que ouviu vozes de outras partes que ela não imaginava de quem. Após alguns dias, ela viu uma mulher saindo de uma parede de sua sala. E de imediato, sumiu. E foi assim que Joelma se viu a sós em uma madruga com o professor Richard. Daí em diante a moça se tranquilizou por saber que o mestre era real. Na aula, ela calou esperando a explicação da mestra.
Professora
--- Muito bem. Trata-se de uma cidade erguida sobre um rio ou um mar ou mesmo sobre nuvens. Na verdade, essa cidade existe. Aqueles que notam, pensam diferente. Mas a cidade existe. Surge como se fosse uma miragem. Porém o mais nítido que se avista na história. Os terráqueos ou pessoas de outro mundo que sempre avistam essas cidades, ficam abismada. Nunca se pode dar uma explicação a respeito quando se avista a cidade. Porém o fenômeno impressiona e pessoas que avistam, não sabem dizer o que se divisa. Contudo, é uma Fada Morgana. Essa mulher era uma feiticeira irmã do Rei Artur, na Terra. Mesmo assim, não tem nada a ver com a feiticeira. A cidade se projeta no espaço de um outro planeta tornando-se visível em outro, perto ou longe. Eu tenho aqui um vídeo que posso mostrar aos senhores. Por coincidência, onde a imagem se projeta ela não existe como forma presente. Ela é de um outro planeta. Pode ser até mesmo um navio, um vulcão, barcos, naves espaciais até mesmo pessoas. Coincide muito com uma estação do ano. A Fada Morgana surge sempre durante o inverno em certos lugares.  É uma história bem antiga. Preste atenção que vou mostra numa tela a Fada Morgana. - -
E os alunos ficaram à espera. Depois de um período, todos, menos Joelma, de certa forma, ficaram abismados. Parecia terem visto um Mundo Paralelo. E na verdade era um mundo paralelo. A explicação de se esclarecer é forma da temperatura onde gera as imagens dispersas, vapores onde causam essas miragens ou Miragem Superior. Dessa forma não deixar de conectar com um plano a outro em dimensões diferentes. Um Universo Paralelo em outras dimensões. Em outras extensões existem cidades como as que existem na Terra, com edifícios, com carros, navios, gentes, luzes como as que aparecem nas imagens projetadas. Com mostra uma cidade um pouco diferente em nosso plano então as imagens vêm de outros planos ou planetas. Desse jeito, há a possibilidade de abrir a própria barreira do tempo e se partir de um mundo para outro, inegavelmente. E pode ocorrer, mesmo, de se distinguir uma imagem do passado ou do futuro de forma coincidente. Portanto, existem muitas cidades de um Mundo Paralelo.  
Com essa exposição explicativa os alunos ficaram extasiados e cheios de receio. Foi, quando Joelma pediu licença para fazer.
Joelma
--- Permita-me relatar algo. Um pouco diferente. Mas vem dar no mesmo. Certa noite, eu estava a dormir e nesse meu sonho ou outra coisa qualquer, vi uma amiga que estava em um Hospital cuidando de sua avó já falecida naquele instante e ao mesmo tempo também o seu avô, um ancião já falecido há algum tempo. Tudo bem. No outro dia pela manhã eu fui a Prefeitura onde a minha amiga trabalhava para lhe contar esse angustiante sonho. Qual a minha surpresa, pois minha amiga tinha ido para o sepultamento de sua avó naquela manhã sombria. O caso se difere do Mundo Paralelo. Mesmo assim, ele fala de uma coisa surpreendente que combina um fato a outro. Dias depois, eu estava, pela madrugada a dormir e me deu vontade de ir ao sanitário. De volta, eu vi surgir por entre a parede da casa uma mulher. A senhora surgiu e sumiu de imediato. De vez por todas eu encontrei um livro. Esse livro foi deixado cair por um rapaz. Eu apanhei o livro e procurei o rapaz de imediato e não o encontrei mais. Desse dia em diante eu comecei a ter visagens de pessoas que passavam ao meu redor e sempre falavam comigo. Mesmo assim, eu não percebia tais pessoas. Uma nota: a minha amiga da Prefeitura se parece estranhamente com a senhora. Obrigada! - -
A professora agradeceu a aluna e logo em seguida indagou se a moça sabia de algo a respeito de antes conhece-la. Joelma lhe deu a resposta.
Joelma
--- Não senhora. Apenas o seu nome. Laura. - -
A professora Laura estranhou tudo que ouviu e relatou.
Laura
--- Interessante. Eu perdi minha avó recentemente. Curioso! - - respondeu a professora.
Joelma
--- Coincidência. - - falou a moça
Laura
--- Muita coincidência. Mas eu não te conhecia, de verdade. - - de olhar com espanto
Joelma
--- Será isso um Mundo Paralelo? - -indagou com olhar inquieto
Laura
--- Pode ser. Não duvido! - - e fez uma careta com os lábios
Joelma
--- Eu estive conversando com o professor Richard e ele de malou que eu podia encontrar nesse mundo gente semelhante com a que já conheço. Eu duvidei. E ele me explicou ter o caso de uma mulher dar à luz a três ou mais filhos e saírem todos iguais ou de muitas semelhanças. É incrível essa explicação. -- -
Laura
--- Verdade. Curioso até. - -  
A aula continuou na sequência com um debate sobre planeta habitáveis em toda a Via Látea e demais estrelas. Milhões de civilizações existem nesse eterno Universo. Como outros planetas Terras que abrigam outras civilizações avançadas continuam a existir na Via Láctea. A descoberta de outra civilização acontece ao se encontrar planetas semelhantes à Terra e Sedna. Mas em primeiro lugar tamanho empenho é um grande desafio para a Ciência. Ao contrário das estrelas já catalogadas, não é possível se ver planetas com a tecnologia disponível. Observando a anos luz de distância um planeta some quando visto no sistema solar. E para piorar, um planeta parecido com a Terra, mesmo que muitas vezes maior, reflete apenas um infinitésimo de quantidade de luz comparado à sua estrela. Vamos supor que você enxergue um vagalume a cinco mil quilômetros e que tem de verificar se ele está respirando e analisando o gás por ele exalado. Esse é o desafio de um astrônomo que primeiro deve encontrar um planeta e depois descobrir como é a sua atmosfera.
Mas já existem maneiras indiretas de buscar Planetas extra-solares; é o chamado método de trânsito de descobertas de Planetas uma vez que depende da viagem ou trânsito do planeta em frente a um astro distante. A quantidade de luz bloqueada na passagem revela o tamanho do planeta.  Esse método é usado para entender se o planeta é pequeno, como Mercúrio, como a Terra. Ou se é imenso, gigantesco como Júpiter. Usa-se também seu período orbital e temperatura para descobrir em uma zona habitável.
Laura
--- Entenderam?  - - perguntou esperando resposta
Joelma
--- Período orbital é o planeta leva para dar a volta em seu astro. - -
Laura
--- Isso. O planeta daria a volta e retornaria um ano depois para dar outra volta. Combinando o período orbital com o tipo e tamanho do astro, o resultado indica se o planeta encontrado, provavelmente está em uma zona habitável. O método de transito funciona se o observador, ou seja, o telescópio esteja no mesmo plano que o astro e os seus planetas. Mas se estiver acima ou abaixo do sistema, outra técnica pode ser utilizada: a velocidade radial. Tal método depende de observações cuidadosas de uma estrela distante para verificar se a gravitacional de um lado para o outro de exoplanetas não visto. A informação resultante mostra detalhes sobre o exoplanetas que está influenciando a estrela. Entendem? - - indagou.
Os alunos entenderam a explanação.
Laura
--- Equipados com as ferramentas certas, os astrônomos descobrem centenas de planetas, muitos nunca imaginados nos livros de astronomia. Super-Terras, Júpiteres quentes e até alguns primos próximos do Planeta que vivemos. - -
Aluno
--- Incrível. - -
Outro
--- Mais que isso. - -
Terceiro
--- Enfim, quantos planetas temos? - --
Joelma
--- Bilhões. - -  

Nenhum comentário:

Postar um comentário