quarta-feira, 1 de junho de 2016

ABDUÇÕES - 30 -

BOSQUE
- 30 -

MANUSCRITO -

A descoberta de um manuscrito de mais de 1.500 anos de idade intitulado O Evangelho dos Oráculos de Maria surpreendeu a comunidade arqueológica e despertou a hipótese inquietante: será que Maria teria sido uma vidente? Existem antecedentes dessas práticas no Egito? Especialistas afirmam que esse texto misterioso foi usado lá.
Anibal
--- Já na idade média se tentava identificar a Maria e até mesmo a Jesus como personagens que aprenderam com a sabedoria dos egípcios, especialmente dos Magos e que foram destas artes secretas que eles obtinham as fórmulas ou o poder para realizar os milagres. ---
Amanda
--- Será que a Virgem Maria teria chegado a essa região do alto Egito? - -
Anibal
--- Ela aprendeu no Egito técnicas para dominar poderes misteriosos. Maria estava no lugar onde o manuscrito foi achado. Para revelar esses mistérios é necessário seguir os passos da Sagrada Família até a terra dos Faraós.
Então Herodes, vendo que havia sido iludido pelos Magos, irritou-se muito, e mandou matar todos os meninos que havia em Belém.
Anibal
--- Acontece que Herodes, aliado à Roma, fica sabendo da visita de uns Magos que vinham do Oriente, que eles disseram que havia nascido um Rei. Ele pensa que é um Rei terreno que vai tira-lo do seu lugar. E então ele decide matar os meninos de uma aldeia que fica ao sul da Judéia e que se chama Belém. E tendo ele se retirado, eis que o Anjo – Mensageiro -  do Senhor apareceu à José no sonho dizendo; “Levanta-te e toma o menino e sua mãe. E foge para o Egito e demora-te lá até que eu te diga, porque Herodes há de procurar o menino para o matar”.  Quando nós lemos as Escrituras Sagradas com certeza ela nos diz que para salvar o menino de Herodes que pretendia mata-lo, a Sagrada Família foi para o Egito. - -
Lígia
--- No Egito, a feitiçaria ou as práticas mágicas ligadas aos sacerdotes, aos sábios fazem parte da cultura milenar. Muitas das práticas culturais e religiosas foram absorvidas também por Israel.
Mesmo sem se ter conhecimento do local onde foi encontrado O Evangelho dos Oráculos de Maria os testos similares dão indicio de uma possível origem onde práticas religiosas e rituais pagãos eram realizados.
Lígia
--- Não sabemos exatamente onde esse texto foi encontrado. Mas as pessoas que doaram não disseram onde o encontraram. Existe um lugar, no Egito, onde tem um altar de um Santo. São Colutos que fica localizado na cidade de Ansena. Lá foi encontrada uma página de um texto similar. Assim ficou-se sabendo que as mesmas pessoas que praticavam essas mesmas consultas, usando os altares dos Santos, no Egito eram semelhantes às do Oraculo.
Numerosas evidencias encontradas desde talismãs, amuletos, hieróglifos e manuscritos indicam que os egípcios buscavam contato com seres de dimensões espirituais e pretendiam dominar os poderes sobrenaturais.
Amanda
--- Como isso pode ter influenciado Maria? - - quis saber
Anibal
--- Todas essas sociedades que nós iremos a chamar de Oriente Médio com processo de expansão desses Reinos que se transformaram em Impérios e suas políticas de dividir as comunidades e realizar deportações foram se formando comunidades desses grupos que começaram a ser excluídos desses lugares geográficos onde habitavam e começaram a viver em outras zonas. ---
Lígia
--- Analisar sociedades antigas com os parâmetros de hoje as vezes pode ser um pouco complicado porque temos que nos situar no contesto. Nesse momento estamos situados nos primeiros séculos. Do primeiro ao terceiro século da era cristã onde o termo que utilizava mais era o termo Mago ou Maga que vinha do Egito e seu significado era Sacerdote. Então são as pessoas ligadas a essas práticas sacerdotais e curativa, na época, que hoje qualificamos como práticas de feitiçaria.
Assim, Maria e sua família passaram de semeadorados por Reis do Oriente a serem fugitivos perseguidos pela lei. Segundo o Evangelho extra canônico, a Sagrada Família partiu de Belém até Gaza entrado pelo território egípcio pela parte mais setentrional do árido e duro deserto do Sinai.
Lígia
--- Nós temos registro do século VI antes de Cristo de uma comunidade elefantina – provêm do grego: cidade dos elefantes – composta completamente por militares judeus, os quais havia encontrado os papiros. Os famosos papiros de Elefantina, antigo Yeb. Esses papiros nos revelaram como era o judaísmo na época. Em Elefantina havia um judaísmo sincrético onde o Templo era dedicado a Yavé e também a Deusa Anat. - -
Alguns especialistas acreditam que esse período onde Maria desaparece das páginas da Bíblia extrai a chave para revelar o enigma sobre seu suposto trabalho como advinha.
Lígia
--- Nós já reconhecemos que foram feitos Templos, no Egito, à Sagrada Família. Foram encontrados grandes Santuários dedicados à Sagrada Família, especialmente à Virgem Maria.
Amanda
--- Por que Maria parece ter causado mais impacto, no Egito, do que o próprio Jesus? Foi por seus milagres ou feitiços como chamam os céticos? - -
Lígia
--- Nos Evangélicos que não foram incorporados à Bíblia nas tradições coptas são descritos vários milagres de Maria no antigo Egito. Jesus também utilizava plantas medicinais para as suas curas. Isso faz parte das práticas tradicionais e medicinais nas quais as mulheres teriam um papel fundamental. Daí poderia concluir que Maria também participou dessas práticas. - -
Os especialistas que sustentam a ideia de que Maria dominou técnicas de ocultismo além dos Oráculos descobriram outros indícios. A chave também se encontra no antigo Egito.
Lígia
--- No texto bíblico nós teremos Maria que, em alguns momentos, é muito forte, pois foi um instrumento de Jesus. E fora do texto bíblico temos outra líder interessante que é Isis. Nós veremos imagens de Isis muito similares as representações de Maria, como dando de mamar, ou tendo um bebê, o Menino Jesus. É inconsciente, às vezes, quando as deidades vão se sincretizando. Isis era a Deusas da fertilidade, da agricultura ou de qualquer coisa que tivesse a ver com o cultivo da Terra em associação com Ozires que era conhecida como a deusa da Ressureição. Essa figura com um menino deus é muito antiga. Na Mesopotâmia, ela apareceu dois mil anos antes de Cristo. Ela é a Deusa Ishtar que é virginizada para que nasça o seu filho Tamuz. Afrodite e todas as deusas que tinham a ver com o reino no Céu com uma mãe Deusa seriam identificadas como Maria. Mas a partir o século IV em diante já seriam muito difícil separar as ideias genuinamente cristãs desta mistura com personagens do mundo pagão. E no inconsciente coletivo, na memória dos povos sempre irão conectar as mulheres com a possibilidade de dar vida. Mas também isso vai conectar ao momento da ressureição. –
Depois de vários séculos de transição, desde a adoração a Isis ao culto a Maria e ao cristianismo, a veneração a deusa egípcia desapareceu. No entanto, a Igreja cristã teria que expressar de culto pagão que ameaçavam suas doutrinas.
Amanda
--- Qual será a verdadeira razão que levou a Inquisição à caça às Bruxas? Por acaso a perseguição seria porque seus poderes competiam com os de Maria?
Lígia
--- A chegada do cristianismo a Roma mudou a história de todo o mundo. A Igreja recém-nascida se encontrou com as crenças chamadas pagãs. E foi produzido um choque sem precedentes. A figura da Virgem Maria também haveria sofrido mudanças para adapta-la as crenças pré-existentes.  O que foi escondido sobre a verdadeira Virgem Maria posteriormente o Império condenou como bruxaria as mesmas atividades que transformaram Maria na mulher mais venerada pelo novo cristianismo romano.
Anibal
--- O que Maria fez, passou a ser considerada por muito tempo perigosa. Para algumas linhas da Igreja Maria tinha que ser uma personagem. Deveria ser levada em conta e também tinha que ser adorada. Mas existem algumas linhas se mostraram contrarias aludindo que Maria não tinha que ser adorada. Simplesmente tinha que ser reconhecida como uma mulher importante para o nascimento de Jesus.
Lígia
--- As primeiras condenações de bruxos e bruxas aconteceram no século XIII com o surgimento da Inquisição cuja atividade principal não era contra a bruxaria. Mas, sim, contra a heresia. A feitiçaria sempre havia sido considerada um perigo de ordem política e não tanto como uma questão religiosa. E era sempre individual. Não havia um complô. É a primeira heresia institucionalizada contra Deus e a favor do Diabo. A inquisição foi utilizada para ir contra todos e todas e não havia poder humano ou divino que a detivesse. E todo aquele que fosse relacionado com alguns atos que a Igreja considerava fora da religião, eram imediatamente condenados. –

Nenhum comentário:

Postar um comentário