domingo, 5 de junho de 2016

ABDUÇÕES - 34 -

DEMÔNIO 
- 34 -
DEMÔNIOS
Os seres humanos não podem ser culpados de todo o mau. O homem tem a capacidade de escolher entre a vida e a morte, a benção ou a maldição. O Céu e a Terra tomam, hoje, por testemunhas a vida ou a morte. A pessoa tem que escolher qual caminho quer direcionar a sua vida. Se esse homem está trabalhando pela justiça, pela paz, pela compreensão ou o oposto, como pelo ódio, pela violência, pela maldade. Pensando bem, nas histórias a pessoa tem que tomar decisões. Os demônios mencionados na Bíblia têm levado os especialistas a darem explicações diferentes. Em Lucas temos a ver a passagem de Jesus quando Ele expulsou sete demônios. Esses demônios são apenas a luxuria, bebidas, perfumes, embelezamento entre outras coisas afins. Isso quer dizer que sete na simbologia semítica, é a plenitude. Aqui se fala em demônios, ou seja, casos desfeitos. Quando ela encontra Jesus, está fora do eixo. Não se sabe quem é essa mulher.
Ligia
--- Quem são os demônios? São os obstáculos a um determinado tipo de projeto. Maria Madalena é uma militante do projeto do Reino de Deus que, naturalmente, para ser uma militante completa do Reino de Deus ela deve enfrentar obstáculos muito fortes. Ela vai ser perseguida, por isso também vai duvidar, vai ter medo, como todos nós. Então, Jesus lhe tira esses medos. Ele tira esses obstáculos. É a libertação de alguma maneira de alguma libertação, de alguma finalidade, que ela tinha como resquício. Nós sabemos que Madalena estava fora de seu juízo e, de nenhuma maneira se pode relacionar de Maria ser prostituta.
Anibal
--- Não quer dizer que ela foi uma mulher ultra pecadora ou ultra libertina.  O endemoniado é uma pessoa cuja enfermidade não se conhecia a sua origem e nem a sua cura. Então, era uma personagem endemoniada.
Esses demônios estão entre nós. A mente é como alguém que nos prende e, às vezes, nos mata.
Lígia
--- É como se estivéssemos habitados por muitas vozes, muitas vezes, incoerentes. Eu acho que o que hoje chamamos de exorcismo não é mais do que o fenômeno que deixa vidente a multiplicidade, a multiplicação e a fragmentação da nossa personalidade. Das muitas vozes que ouvimos.
Amanda
--- Se existem muitas vozes que nos falam, quais são os indícios ocultos que encontramos na Bíblia para decifrar se estamos perto de uma batalha entre Deus e o Diabo? - - com cisma
Lígia
--- A temida batalha do fim dos tempos. O Amargedom é um lugar que existe e que se chama Meguido em hebraico. Monte Meguido. Onde se deram grandes batalhas na antiguidade. E o que é dito no Apocalipse é que ali haverá uma batalha onde o vencedor final é Cristo. Muitos falam que o Juízo Final será representado por uma batalha entre o anticristo e Deus, o Bem. A batalha é constante, é diária. Geralmente encontramos pessoas que não creem, pessoas que não querem o bem, que não creem na vontade de Deus. De maneira que a batalha é permanente. Mas a vitória definitiva vai perseverar com a vinda de Jesus. Nesse tempo, muitos hão de se escandalizar, e trair-se uns aos outros, e mutuamente se odiarão.
Anibal
--- Bom. Existe uma batalha e um confronto permanente. O final, não é bem no sentido de último, mas final no que dá significado os sentidos as coisas. O Juízo que Deus estabelece contra alguns e que não é uma batalha, ainda que ache anunciado em todo o Apocalipse, uma batalha dos maus, por assim dizer de Satanás e de seu exército contra Deus, na verdade essa batalha não existe porque Deus não precisa lutar.
Amanda
--- Mas para que exista uma batalha, deve necessariamente existir dois grupos e como alguns creem ser os que chegaram para salvar a humanidade estão os que terem vindo para destruí-la.
Lígia
--- Satanás aparece na Bíblia com vários nomes e com várias imagens. Nós conhecemos desde a serpente, que aparece em Gênesis até com seus outros nomes: o Diabo, o Demônio, Satanás, Belzebu. Todas essas seriam indicações de um mesmo personagem do Pai da Mentira.
Amanda
--- Como e desde quando se constrói essa figura do Diabo? Por que o mau e o diabólico respondem a tantos nomes? - - confusa
Lígia
--- O Diabo! A personificação do mau! O rival de Deus! O tentador dos homens! Para muitos cristãos, a tentação é uma porta de entrada para o mal. Um caminho direto para o Diabo! A última parte do Pai Nosso diz: “Não nos deixe cair em tentação e livrai-nos do mal”. Esse mal pode ser entendido tanto como qualquer situação que seja perigosa para a realização pessoal como o Diabo. Livrai-nos do maligno, livrai-nos do pecado, livrai-nos do demônio, livrai-nos de qualquer situação de perigo para a própria salvação. Então podemos dizer que sim. Está presente a suplicar no Pai Nosso. - -
Anibal
--- A ideia de um Jesus muito divino como a ideia de um Jesus gnósticos, semidivino, as tentações não têm lugar. Para aceitar que Jesus foi tentado temos que aceitar, primeiro, que ele foi cem por cento humano. Portanto, a passagem que vem a ser interpretada, como as tentações que enfrentou ao longo de sua vida, mas nos terrenos onde se dão as tentações, que é na mente, Jesus teve que escolher. Por isso passou 40 dias no deserto. Conforme as profecias de Isaias: desprezado, ignorado, traído e assassinado ou inclinar-se para a vaidade, o reconhecimento mundial e ao arrebatamento do poder e da riqueza. Então, essas tentações são o núcleo que nos mostrasse o Messias deve ser glorificado por sua própria força ou se o Messias está disposto a humilhar-se, a negar-se e ao morrer por amor aos seres humanos.
Amanda
--- A tentação existe dentro dos textos bíblicos e além disso, a figura do Diabo tenta deturbar a vontade de Jesus. Como é essa figura é realmente? É uma imagem com chifre e rabo? - -
Lígia
--- Há muito do imaginário da cultura popular sobre Satanás, mais do que na Teologia e nos textos bíblicos. E são os produtos do nosso imaginário popular de onde crescemos. Na Bíblia, tanto no Antigo Testamento quanto no Novo Testamento temos histórias relacionadas com o Diabo. Com Satanás. No entanto não encontramos descrição física de como ele era. Se ele tinha chifres, se tinha rabo, se tinha um tridente ou se era vermelho. O que nós sabemos é que ele é uma descrição do mal. Não é bíblico. Nem o purgatório, nem o inferno eterno, nem o Céu. O Céu pode estar de Deus? Sim! O Inferno como distancia de Deus? Sim! Mas chamas, diabinhos, um Satanás rei que manda nos demônios, isso foi uma invenção medieval. Isso só aparece na Idade Média. –
Anibal
--- É alguém que a ver diretamente com o sexual. Por isso se atribui a ela a cor vermelha. Os chifres de bode e as patas de bode que eram o poder da fertilidade e da vida que representavam o Dionísio Pã, na literatura grega. O deus Pã, é um deus grego muito antigo, originalmente adorado da região da Arcádia. Pã é o guardião dos rebanhos e tem a tarefa de se multiplicar, Deus dos bosques e pastos protetor dos pastores.
Amanda
--- É um produto da mágica casualidade que a Idade Média tenha imposto essa caracterização impressionante e terrível do Demônio?
Lígia
--- Ou talvez haja um mistério importante em torno da figura do Diabo esperando para ser desvendado? Em algum momento da história para tornar visível a presença do mal, os autores, os pintores usaram como origem em uma imagem grotesca com chifres, com rabos, negro, com fogo para descrever o mal.
Amanda
--- Mas isso não significa que o Diabo não exista! - - arremeteu.
Lígia
--- A figura do Diabo no cristianismo funciona como um grande ordenador moral. Ou seja: o que está mal, está do lado do Diabo e faz parte do pecado. A figura do Diabo cristão chega, efetivamente, à América Latina com a chegada dos espanhóis. Antes, as culturas ameríndias usavam outras figuras que encarnavam o mal. Mesmo assim, esse mal não era um mal tão absoluto e nem tão separado do bem, como é o Diabo cristão que é uma das características do pensamento do catolicismo onde aparece o mal de um lado e o bem outro.
Um único personagem ainda que, segundo os crentes da Bíblia, seja mencionado de muitas maneiras. Ele recebe o nome de Satanás, Diabo, Lúcifer, Belzebu, Príncipe, Antiga Serpente, Anjo Caído, Anjos Destronado, Querubim, Anjo de Tempo, Dragão. Mas, houve outros nomes. No tempo de Isaías recebeu um nome. No tempo de Jesus de Nazaré, era o Devorador. No tempo de Josué era o Destruidor. Eles sempre insultaram Satanás de diferentes maneiras. Jesus sempre teceu o nome de o Adversário, aquele que está contra o projeto de Deus.
Lígia
--- Não era tanto como uma figura, mas uma maldade que se concentra nesse personagem chamado Satanás que aparece como símbolo de tudo que se opõe a Deus. Ele é um raio caído do Céu. O que separa. E ele vive perto de nós. No Livro do Apocalipse, capitulo 12, uma visão se apresenta a João que de uma mulher que resplandece, e um dragão de sete cabeças que a percebe. Essa visão significa que o dragão é o Diabo e as sete cabeças são os governos da Terra.


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