quinta-feira, 23 de fevereiro de 2017

SUPLÍCIO DE UM MISTÉRIO - 24 -

- CORONEL -
- 24 -
CORONEL -

Certo domingo, bateu â porta do elevador o Coronel Fortunato, homem rigoroso vindo do interior a procura de Gastão. Ao abrir a porta, Gastão tomou até um susto. A chegada daquele homem rude fazia medo a qualquer um. Gastão sabia que, ao que parece, seria ele era seu pai. De há muito não tinha notícias dele. A forma como chegou foi ainda maior surpresa. À porta aberta, o Coronel entrou, quase sem pedir licença. Seu porte era de um homem alto e forte, capaz de ser um homem gigante. Fazia tempo que o Coronel não aparecia na capital. E sua presença foi tomada como espanto. Após instantes, Gastão falou:
Gastão
--- Que houve? - - indagou com espanto
Coronel
--- Eu vim ver você, apenas! - - relatou o coronel.
Esse nome era dado a gente do interior, como sendo gente nobre. E o coronel Fortunato era um desses fazendeiros que nunca se alegrava. Apenas olhava o filho como se nada tivesse a ver, por sinal.
Gastão
--- Ada, é minha mulher. - - disse o homem
Coronel
--- Prazer em conhece-la. E a família? - - perguntou pesquisado o interior da casa.
Gastão
--- Só tenho um garoto! Esse! - - mostrou o menino Aldo.
Coronel
--- Muito bem. Garoto esperto! Seu nome? - - perguntou ao menino
Gastão
--- Tome a benção ao seu avô. E diga o seu nome! - - disse Gastão
O menino pediu a benção e logo depois disse o seu nome. O coronel o agarrou pela cintura e o pôs no colo, perguntando.
Coronel
--- Sabe montar cavalo? - - sorriu brando
Aldo
--- Eu monto quando meu pai deixa! - - respondeu com vergonha
Coronel
--- Você tem que montar com mais vontade. Sempre e sempre! - - disse o avô
Ada sorriu e continuou.
Ada
--- Ele sabe montar. Não tem problemas. Não é, Aldo? - - perguntou
Coronel
--- Pois é. Sempre monte. - - e fez cavalinho com sua perna
E nesse instante, Gastão perguntou.
Gastão
--- E minha mãe, como está? - -
Coronel
--- Ah. Está velha. Mas aguenta o tombo. Parece uma menina. - - relatou.
Gastão
--- Tenho serviços e nunca posso sair daqui. Além disso, a fazenda me toma tempo. – - se desculpou
Coronel
--- Por falar nisso, mataram um rapaz do sítio? - - perguntou sem motivo.
Gastão
--- Sim. Uma querela entre dois jagunços. Não sei bem o que houve. - - explicou
Coronel
--- Jagunço? Por acaso, o teu vaqueiro não seria Carcará? - - indagou sem receio
Gastão
--- Era assim que o chamavam. Homem das bandas das Alagoas! - - falou sem explicar
Coronel
--- Aquele homem foi mandado do teu avô, ouviu? Não era um pau mandado qualquer! –
Gastão
--- Eu sei. Eu sei. Meu avô foi quem mandou. Mas, é a vida! - - pediu desculpas.
Coronel
--- Sim. É fato. Mas, algo tenho a reportar. Carcará era um cangaceiro. O matador era outro. Se ele, veio para liquidar Carcará, claro, não esperava ser morto. Mesmo assim, o fim foi diferente. E Jeronimo foi morto. Acontece que ele matou a mando de alguém. E quem foi que ele cumpriu ordens? E preciso saber! - - disse o coronel.
Castão
--- Não sei de ninguém que quisesse liquidar o Carcará. Talvez rixa antiga entre os dois. Penso eu sem duvidar.
Coronel
--- O meu pai que é teu avô tem outra opinião. - -
Gastão
--- Qual é essa opinião? - - quis saber
Coronel
--- Isso envolve políticos. Gente grossa! Esse pessoal, camuflados em partidos políticos, são a água-ardente que não se quer beber. - -
Gastão
--- Não entendi nada! Vamos começar de novo! - -
Coronel
--- Pois bem. Você tem aqui ótimos políticos, não é verdade? Pois sim. Esses ótimos políticos são as fezes dos piores políticos, se eles existirem. Esses políticos têm hoje a fama de não fazer nada, apesar de não de enxergar um palmo à frente do nariz. Entendeu? - -
Gastão
--- Não entendo bem. Prossiga! - -
Coronel
--- Não entende? Pois bem! Você vota, hoje, em quem tem mais dinheiro. Entendeu? Mas, quem é que tem mais dinheiro? - -
Gastão
--- Talvez uns poucos dos muitos que existem; - -
Coronel
--- Muito bem. Mas quem são eles? Sabe dizer? - -
Gastão
--- Em Natal? - - quis saber
Coronel
--- Para o começo, em Natal ou no Rio Grande do Norte! - -
Gastão
--- Não sei bem. Mas há senadores, deputados federais, estaduais, prefeitos e mesmo um Governador. Os nomes sei muito bem quem são. –
Coronel
--- Ótimo. Ótimo. Além desses, tem outros. Acreditas? - -  quis saber. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário