terça-feira, 10 de maio de 2016

ABDUÇÕES - 17 -

- ZEUS -
- 17 -

DEUSES -

O visitante Anibal estava calado e pensativo. Amanda seguia o mesmo ritmo. La fora, o tempo. Maria voltara a entrada onde suas amigas teciam conversa. Ligia calou por alguns minutos. Tudo era silencio. Nem os ratos ladrões importunavam. De repente, um morcego. Ele entrou e saiu de imediato. A claridade da luz noturna o importuno. Apesar de cego, o morcego não gostava da claridade. Ligia abanou o morcego para não mais voltar. A questão de Jesus havia acabado. De repente, Anibal falou.
Anibal
--- E Deus existe? - - indagou de imediato
Ligia
--- Deus? Deus, não. Existem Deuses. Pegue a Bíblia e comece a ler. Cada história, a criação, a Torre de Babel nem o Ódio Caçador. Todas elas são histórias da Mesopotâmia. Nenhuma acontece em Israel, nem no Egito. Mas na Mesopotâmia. - -
Anibal
--- E a lenda da serpente? - - quis saber.
Lígia
--- Há uma teoria de que até a vilã do Jardim do Éden nem isso é mesmo de se pensar. Satã não tem papel nenhum na história do Jardim do Éden. Há uma serpente. Mas serpente é cobra.  Tem história própria. Não se trata de Satã. De fato, Satã nunca é mencionado em todo o Livro do Gênesis. Portanto, se a Serpente tentadora não é Satã, então quem é? - -
Amanda
--- Na certa é uma serpente escolhida por Deus. - - sorrio
Anibal olhou a filha ainda sorrindo. E respondeu.
Anibal
--- Talvez tenha sido uma antiga Deusa.
Ligia
--- Há muitas referências a adoração da cobra no mundo todo. A serpente é uma figura ambígua. E em muitas tradições religiosas ela pode ser tanto sagrada quanto pode ser o símbolo do mau. Alguns dizem que originalmente a cobra era um grande e poderoso símbolo sagrado e teria sido conquistada por antigos deuses de uma nova cultura patriarcal. Geralmente o que acontece no decurso da história é que os deuses da religião anterior se tornam demônios. –
Amanda
--- Demônios? O Diabo? Cão? - - gritou alarmada
Lígia
--- Quando os antigos hebreu escreveram pela primeira vez a Bíblia, talvez tenha usado a deusa serpente, poderosa e positiva de religiões antigas, transformando na demoníaca tentadora da história do Gêneses. Um centro importante de adoração a serpente foi encontrado no velho mundo. Suméria. Conhece? - -
Amanda
--- Nunca ouvi falar. - - relatou
Anibal
--- Prossiga. - - disse o homem
Lígia
--- Os primeiros estudiosos foram quem descobriram o épico de Gilgamesh. Em 1875, os pesquisadores fizeram uma grande descoberta: a história sumeriana da própria criação. A Enuma Elish. Escrita em cerca de dois mil anos antes de Cristo a escritura diz que o mundo foi criado em sete dias, tal qual a Bíblia. E como a Bíblia, conta como o mundo começou com um Jardim. Diferente da Bíblia, porém, o mundo sumeriano foi criado por Tiamat, uma enorme deusa serpente. - -
Anibal
--- Teria os hebreus adaptado para a Bíblia o mito sumeriano da criação? - - quis saber
Amanda
--- Teria transformado a Deusa serpente de rival em uma tentadora demoníaca?  - - surpresa
Lígia
--- Confirmando-se não seria o único elemento de plágio religioso. Pegue a Bíblia e comece a ler. Estudiosos das velhas religiões dizem que se trata de padrão da mitologia. Elementos de mitos mais antigos quase sempre aparecem das religiões mais novas. As mais antigas páginas da Bíblia foram escritas aproximadamente no ano 1.000 antes de Cristo e podem ter incluído fragmentos de lendas antigas da pátria de Abraão, o pai dos israelitas. - -
Anibal
--- Mas tantas coincidências seriam naturais? - - quis saber
Ligia
--- A semelhança entre a lenda sumeriana e as histórias bíblicas indicaria fatos reais. Foi atribuído uma imagem de cabra ao personagem fictício Satanás. O Diabo para os cristãos é conhecido como um anjo caído chamado Lúcifer. Por sinal o Diabo tem a imagem igual ao deus Pã. A imagem foi ficando mais forte porque usaram a figura de um Deus pagão chamado Pã. No bosque os pastores gregos adoram o Deus Pã. Por coincidência, o Pã se trajava de pelo de bode
Amanda
--- E tinha chifre? - - curiosa
Ligia
--- E rabo também. Dois chifres na cabeça e patas nos pés. Os cristãos usavam essa figura para assombrar quem ia a Igreja. Havia Pã, parte humano, parte bode. Na versão de Homero da criação dos humanos, o deus Prometheu forma o primeiro homem do barro e sobra vida nele. Em Hesíodo, Zeus criou progressivas raças de homens: ouro, prata, bronze e ferro. Parece que cada raça simboliza diferentes aspectos da condição humana. A primeira raça de homens era feita de ouro. Suas vidas eram tranquilas. Suas colheitas, abundantes. Eles, literalmente, festejavam com os Deuses. - -
Amanda
--- Ouro. Ah se eu tivesse nascido lá. - - disse a moça a sorrir
Anibal
--- Cala tua boca. - - e olhou a moça.
Lígia
--- À época das descobertas exerceu grande efeito na busca do Éden. Copérnico e Galileu deram início a uma nova era cientifica. A Reforma protestante mudou o modo de ler a Bíblia e a fé cega nas Escrituras começou a diminuir. Na época da Reforma houve muito interesse em Adão e Eva e a sua história. As pessoas liam e diziam: o Éden nunca existiu. Não passa de mito. Era o tempo do Racionalismo. Ou seja: é uma história lida. Ensina as verdades da vida. Mas, o lugar não existe
Anibal
--- Eu nunca pensei nisso.  - - comentou
Lígia
--- O texto bíblico é tudo. Menos, racional. O Livro do Genesis contém diferenças que o Crente mais devoto não sabe explicar. Por exemplo: dizem que a Bíblia claramente afirma que, no início, os humanos foram criados duas vezes e que Adão teve outra mulher.
Amanda
--- Duas? Meu Deus! - - ficou de boca aberta
Lígia sorriu e então prosseguiu.
Lígia
--- A procura do Jardim do Éden tem um elemento complicador, pois a Bíblia parece estar cheia de contradições. O exemplo está na própria história da Criação. Diz a Bíblia que o ser humano foi criado, não uma e sim, duas vezes. No início do livro do Gênesis há dois relatos diferentes relacionado com a criação Mundo. O primeiro está no Gênesis Um e o segundo no Gênesis dois e três. Na primeira história Deus criou os seres humanos. Um homem e uma mulher. No segundo capítulo do Gênesis, não só o fio da história muda, mas própria sequência. Primeiro, Deus criou o Ceu e a Terra e depois criou o primeiro homem, Adão. Diz o primeiro capítulo do Genesis que Adão foi criado à imagem e semelhança de Deus. No segundo capítulo ele é criado do barro da Terra e Deus sopra a vida nesse barro. Quem lê vê uma sequência estranha nisso pois homem e mulher foram criados antes de Eva aparecer. E pensa: bom. Houve outra mulher no Éden anterior à Eva. –
Amanda
--- O caso está muito confuso. Mas os homens não habitam à Terra há dois milhões de anos? - -
Lígia
--- Já se encontrou restos de seres humanos que viveram há cinco milhões de anos. –
Anibal
--- Faz tempo. - - sorriu

Nenhum comentário:

Postar um comentário