quarta-feira, 25 de maio de 2016

ABDUÇÕES - 28 -

- MADALENA -
- 28 -
RASCUNHOS -

Dia de domingo, Lígia mudou seu comportamento habitual e foi bem cedo do dia à Missa da Catedral onde orou bastante como estivesse magoada com a vida levada. Há algum tempo não fazia esse ato de penitência. Não tinha faltas, porém orou como se seu espírito estivesse cheio de mágoas. A Catedral se enchia de peregrinos àquela hora cedo da manhã. E a moça sequer olhava quem. Era apenas ela e sua devoção tardia sem saber porque a tanto tempo não frequenta a Igreja naqueles dias sombrios. Lembrava-se Ligia talvez de um castigo sofrido desde o tempo da abdução sofrida. As lágrimas escorriam pela face. A moça, em prantos, pensou na heroína daqueles tempos: Santa Maria Madalena. Após todo o seu passado, ela ficou um certo tempo na Matriz mesmo quando terminou a santa Missa. Com o tempo, Ligia persignou-se e saio calma, de paços lentos e melancólica. E nem notou outra peregrina a entrar da Igreja e perguntar-lhe se havia Missa ainda naquele horário.
Após esse tempo, Ligia foi para a sua moradia onde lá, após alguns instantes tomou o seu café e se sentia leve talvez como um anjo. Calada, respondia a sua mãe perguntas feitas se bem não soubesse tanto. Maria, a doméstica, tecia conversa com Cléa, a sua irmã
Maria
--- Vamos comer peixe, hoje? - - quis saber
Cléa.
--- Onde se comprar? – - perguntou
Maria
--- Logo alí. Tem um homem que vende. Trás do Canto do Mangue. - - respondeu
Ligia saiu de perto daquele assunto e foi para a sala ler um pouco do livro que deixara caído no assento do sofá. Talvez por desatendimento da noite passada. Na sequência Lígia pegou o livro e voltou a leitura
Ligia – sem comentar
--- Havia três manuscritos em papiro que hoje se conhece como Evangelhos gnósticos na grande ânfora. Esses papiros estão entre os mais importantes achados bíblicos do século. Escritos em copta ou antigo egípcio, os documentos contêm 49 tratados da seita gnóstica. Nesses livros havia outros Evangelhos que nunca fizeram parte do Novo Testamento e muitos não eram conhecidos. Sabia-se que no velho mundo, houve vários Evangelhos, mas foram enterrados ou destruídos, queimados por chefe da Igreja que os consideram a mais abomináveis das heresias. Nunca se pode ler nenhum. Só se sabe que eram terríveis. Agora, finalmente, ouviu-se falar de voz própria. Os textos continham abundante material sobre a luta que se estabeleceu após a morte de Jesus. O tema central do gnosticismo é que a divindade não é uma força externa como a de Jesus Cristo. Mas uma capacidade inata e interna existente em todos os seres humanos. Esses evangelhos têm uma mensagem diferente, pois os escolhidos como parte do Novo Testamento entre o segundo e o quarto século têm mensagem similar. Dizem: Crê em Jesus e serás salvo”. Os outros textos, com o evangelho de Maria Madalena dizem: “O divino está em ti pois fomos criados à imagem de Deus. ” Ou do criador. Do nosso pai. Daquele que nos fez gerar. Então, há continuidade entre o divino e o humano. O que vemos nos outros textos são vários pontos de vista. Exatamente o que os sábios anciãos da Igreja não gostavam.  Irineu, o Bispo que odiava hereges, disse: “Fora da Igreja não existe salvação. Todos os que tem fé, através da Igreja se salvarão.  Fora, serão danados.”.
Lígia
--- Imagino. Por que eles dizem isso? - -
Até a descoberta desses preciosos documentos, grande parte do que era entendido como gnosticismo veio através das escrituras dos sábios, que condenava com veemência. Tertuliano, um dos líderes da Igreja, disse: “Todos fazem perguntas. Perguntas levam à heresia. Propiciam explorações, como as que vemos nesses textos”. Um dos textos, o de Sofia que os teólogos situam em 300 anos depois de Cristos, lançava nova luz como os apóstolos de Jesus usaram para semear e divulgar a doutrina a partir da tradição cristã. O texto caracteriza uma discussão notável entre Madalena e apostolo Pedro. Pedro diz a Jesus: “Maria fala o tempo todo. Devia ficar calada e nada dizer. ” Nesse texto, Jesus encoraja Maria a falar. Por isso não faz parte da tradição católica. Outro gnóstico importante é o Evangelho de Maria. Os poucos fragmentos existentes indicam que os gnósticos tinham Maria em alta estima como profeta, apóstola e líder, em uma passagem significante. Ela revelou aos demais apóstolos que Jesus compartilhava ensinamentos secretos com ela. Então se observa no Evangelho de Maria que ela recebe ensinamentos de Jesus não revelados a mais ninguém, nem mesmo a Pedro ou a apóstolos mais próximos. Se olhar o Evangelho de Lucas, o líder é Pedro. Ele é o porta-voz, o chefe. Comparando com os Evangelhos que falam de Maria Madalena, Pedro é secundário, e ela, a apóstola proeminente. Pedro está sempre se queixando dela.
Ligia
--- Pensado bem. Maria é a mulher. Jesus é o homem. O verso da medalha. Homem e mulher.
Os textos gnósticos transformaram na Maria Madalena na figura centra do primeiro cristianismo com autoridade inigualada pelos demais apóstolos. Essa versão é notavelmente diferente dos Cânones aceitos. Nos Evangelhos do Novo Testamento, como o de Lucas ela fala de discípulos e mulheres. Mas nos Evangelhos secretos havia mulheres entre os discípulos, e delas Maria Madalena era a mais destacada.
Nesse instante alguém bateu palma. De repente, Lígia se movimentou. Maria veio compressa para atender. A pessoa era Amanda. Ela chegou dom o seu pai, Anibal. Lígia saiu para receber as vistas. E falou com sorrisos.
Lígia
--- Agora? Pensei que tinham desistido. - - sorriu
Cumprimentos e então, a sala. E por acaso Amanda doou um presente a Lígia. Um livro.
Amanda
--- Pegue. É seu. Veja o que traz. - -
Ligia
--- Ora, ora. Já vi que é um livro. Livro sobre Maria, a mãe de Jesus. Quem bom - -
Amanda
--- Isso mesmo. A mãe de Jesus. Guarde ou leia. –
Ligia
--- Vou ler por inteiro. E o senhor como tem passado. - -
Anibal
--- Continuo bem. É a seu imã? - - indagou a olhar a moça Cleia
Ligia
--- Sim. E minha mãe também. - - e mostrou a senhora sua mãe
Amanda
--- Veja um pouquinho da história, por favor. - -
Lígia
--- Novidades. Isso é bom. A Bíblia proibida. Vamos ver. - - sorriu e começou a ler.
Segundo a Bíblia, há mais de dois mil anos realizou-se um dos acontecimentos mais misteriosos da história. Uma camponesa judia de 14 anos chamada Maria deu à luz um menino. A mulher era virgem e seu filho, Jesus, seria reconhecido como Salvador do seu povo. Há poucas provas da vida dessa mulher, muitas perguntas e mistérios assombrosos. Como e por que há tão pouca informação e, no entanto, se fala tanto dela de ser os pilares da Igreja Católica? Que enigma se esconde, na Bíblia sobre a Virgem Maria?
Amanda
--- A Virgem Maria é a mulher Imaculada. A Igreja assegura a virgindade de Maria. Mas o Novo Testamento fala muito pouco sobre a mãe de Jesus
Anibal
--- Há um achado ressente que explica que é Maria. Veja. –
Ligia
--- Verei, com certeza. Vou com bastante calma. - - sorriu
Aqui tem a vida da Virgem Maria através de um achado arqueológico recente que apresenta um enigma inquietante. Trata-se de um segredo que esteve oculto por mais de 1.500 anos e que poderia mudar a ideia de milhões de fiéis. Por que a Bíblia não descreve a passagem da Sagrada Família pelo Egito? O que aconteceu naquelas terras? A Virgem Maria foi uma poderosa vidente ou bruxa? Ou foi, simplesmente a mãe de Jesus? Maria: santa, feiticeira ou vidente? Recentemente, um manuscrito de mais de 1.500 anos foi interpretado escrito em língua copta, um idioma usado pela cristandade no antigo Egito. É um feito que surpreendeu à comunidade científica sobre tudo o que sugere seu título: O Evangelho dos Oráculos de Maria. Através do novo texto se encontra evidencias de que Maria estava associada om práticas oraculares. Comunidades originárias ligadas justamente a práticas de cura retomaram à figura de Maria e fizeram justamente este escrito. A partir disso, a pergunta que surge é, se Maria, em seu ministério, em sua vida, usou de práticas curativas.
Lígia
--- A Igreja Católica vem administrado de diferentes maneiras, ao longo de sua história a aparição de figuras que dizem possuir poderes mágicos. Aparecem nos escritos dizendo que ela tem algum tipo de poder. Em geral essa comunicação com o Divino ou com a saúde. - -
Anibal
--- O livro conseguiu ser interpretado. - -

Nenhum comentário:

Postar um comentário