terça-feira, 24 de maio de 2016

ABDUÇÕES - 27 -

- JESUS E MADALENA -
- 27 -
A MARCA -

O papel de Maria Madalena nos Evangelhos é de grande importância. Todavia, logo ela seria marcada com o estigma de notória pecadora. Teria sido vítima de uma conspiração chauvinista (o termo deriva do nome de Nicolas Chauvin, Soldado do Primeiro Império Frances – argumentação falsa) que a transformou em prostituta! Hoje, muitos estão reconhecendo que há um desequilíbrio de sexos desde o início do Cristianismo. E Maria Madalena tornou-se um foco nessa controvérsia. Como a única mulher importante do movimento era prostituta isso degradava bastante a mulher. E como a imagem de Maria, a Mãe, como que refletiria a de Maria Madalena devolvendo-a para os bastidores? Como mulher, Maria Madalena teria tanta autoridade de ensino quanto os seguidores homens. Seria o caso de perguntar: “Por que as mulheres foram excluídas das posições de liderança na Cristandade? ”. No Novo Testamento, Jesus apareceu apenas para dois discípulos. Um, era Pedro e o outro, Maria.
Cléa
--- A mais nenhum? – -  indagou
Lígia
--- Curiosamente, os relatos que põem Pedro em relevo ensombrecem Maria Madalena. Os que dão relevo a ela ensombrecem Pedro. Isso sugere que no início da Igreja havia uma rivalidade entre quem dava a Pedro o papel principal e quem o dava a Maria. Mas, defender Maria como apóstola principal sugere que a mulher teria um papel na Igreja que os não gostariam de admitir. Assim, essa rivalidade e as histórias em que Maria tem importância foram declaradas heréticas.
Cléa
--- Por isso é que não inclui seus Evangelhos no Livro. - - pensativa
Lígia
--- Talvez seja. A lenda de Maria Madalena ficou esquecida, portanto, no século seguinte. Mas, não desapareceu. No século XI, no alvorecer de um novo milênio, o culto e a veneração a Maria Madalena voltou a florescer em toda a Europa ocidental. Ela se tornou particularmente amada no sul da França onde nasceu uma seita de seguidores que nunca admiram sua identidade como mulher decaída. Ela seguiu para a França após a crucificação. É bom lembrar que Jesus, sua Mãe Maria, José de Arimateia também estavam seguindo nesse movimento. Por que a lenda de Maria floresceu na França? Há um aspecto interessante: é que ela partiu em um barco sem leme empurrado apenas por Pedro. - -
Cléa
--- Que loucura! Só vendo para crer! - - sorriu
Liga
--- A linda de Maria Madalena também esteve ligada a um grupo de crentes fervorosos, os Tártaros que morreram literalmente pela fé. Eles exerciam grande influência em toda a Europa e no Oriente Médio. Dizia-se que eram guardiões do Santo Graal que ficara guardado em seu Convento de Meditação. –
Clea
--- Eu consegui essa estória do Graal. É um Cálice ou é a mulher de Jesus, Maria Madalena? –
Lígia
--- Na verdade se for ser traduzido se tem Cálice. Mas se for mais além, há se ter mulher. Esposa. Veja bem: Graal é cálice. Mas se você juntar uma parava a figura, há de convir em ser mulher. Junte a palavra sexo a figura do cálice. Onde fica o cálice? No sexo. Mas isso independe. Pois pode ser sangue. E onde foi posto o sangue de Jesus? Faça a junção de sangue e sexo que você tem a palavra certa. E se ela teve um filho ou filha, melhor ainda. Pois sexo tem sangue. E sangue é a natureza dos seres. Você fazendo um exame de DNA encontrará a origem da pessoa.
Cléa
--- Difícil. Mas vamos lá. Prossiga. - -
Lígia
--- Para eles, os Tártaros, Jesus era um homem de carne e osso dominado por um princípio cósmico – Cristo. E Cristo permitia que o homem Jesus operasse milagres. Quando ele foi crucificado, Cristo, que havia cumprido sua missão, deixou o homem. Jesus sobreviveu à crucificação, e no fim casou-se com Maria. Eles, os Tártaros, consideravam-na concubina de Jesus. Essa era a atitude deles com relação a Maria. Mesmo assim, os sacerdotes Tártaros, antes de exterminados como heréticos conseguiram esconder o tesouro. Não de bens ou joias. Mas de algo muito mais precioso. Na França, o Cálice transmutou para Maria Madalena. Casada em segredo com Jesus era carregava no ventre o início da mais sagrada de todas as linhagens. Maria Madalena primeiro foi ao Egito. Depois, navegou para a França com Lázaro e as duas irmãs, Maria e Marta e mais uma menina chamada Sara. Chegaram ao vilarejo da costa sul chamado Maria do mar. Sara seria a filha secreta de Jesus. Como 12 anos isso conhecida com o fato de Maria após a morte de Jesus e explicava o fato de ela ser apresentada como serva egípcia.
Clea
--- Mas Jesus morreu ou é tudo ficção? - - desconfiada
Lígia
--- A lenda diz ainda que Sara tornou-se a primeira da linhagem dos Reis franceses. Uma linhagem que segundo alguns ainda sobrevive. Hoje, Santa Sara, por vezes associada a Madona Negra é venerada por ciganos e outros povos que nutrem grande amor por ela. Essa história é uma de muitas lendas sobre o Santo Graal. Dessa forma, Maria Madalena é o próprio Graal.
Cléa
--- Isso não explica nada de Jesus. Se ele escapou ou não! - -
Lígia
--- Disso, eu já falei. Pois bem. Os Templários, Cavaleiros Guerreiros protetores de peregrinos rumo à Jerusalém deixaram rastros de sangue durante as Cruzadas, partilhando o mito dos Tártaros como guardiões do segredo do Graal. Acredita-se que os Templários ficaram com o segredo possuído pelos cátaros que Jesus casou-se com Maria. O segredo foi preservado e guardados por séculos. No coração da região tártara uma vila cercada por castelos Templários tornou-se o fim da locação do maior segredo da história. A fonte do significado do Graal. A prova de Maria e Jesus. A lenda de que Maria Madalena passou os 30 anos finais em penitencia numa caverna da França, é interessante. Ela morava ali em penitencia sem comer nesses 30 anos sendo alimentada por anjos ou mensageiros de sua cidade.
Cléa
--- Foi assim? Mensageiros? Ela não queria comer nada? - - assombrada
Lígia
--- Em meados do século 11, Vézelay, a Igreja da França soube da história e localizou a caverna onde ela morava. Aí proclamou que tinha as relíquias. A história ganhou asas, e veio gente do mundo todo até da Inglaterra, atrás de cura pois houve milagres lá e para se arrepender diante de seu túmulo. No século 13, Monges descobriram restos de Santa Madalena na Igreja de São Maximin, na Provença. Essa Igreja foi fundada pelo apostolo que viajara para a França com Madalena a quem a extrema unção. Vézelay vivera na glória das relíquias de Maria Madalena. E de repente, sem mais aquela, os monges de São Maximin garantiram que Vézelay havia cometido um erro. A alegação de a Igreja tinha os restos de outra pessoa, na verdade de uma Santa menor permitiu aos Monges de São Maximão ainda de achava no sul da França.
Cléa
--- Eu queria ser uma Santa! Já pensou? Eu, Santa? Meus ossos? - - sorriu contemplativa
Lígia
--- Você! Nem tenha pressa! Do pau oco por exemplo! Mas, ainda hoje a Santa Madalena é venerada com seu crânio é guardado numa caixa de ouro e cristal na Igreja atrás de uma grade em um objeto parecido com um capacete espacial. Em dias de festa, ele é exposto sem o capacete fazendo peregrinação pelas ruas centrais da praça. No crânio há um pedacinho de pano, parecido com feltro que é o lugar onde Jesus tocou e disse: “Não me toques”. E deixou uma marca no crânio. - -
Cléa
--- Nossa Mãe! Não quero mais ser santa! - - persignou-se
Lígia
--- A identidade de Maria Madalena como heroína da Europa medieval acabou diminuído com a insistência da Igreja de qualifica-la de pecadora arrependida. Porém uma descoberta a levou para a passarela derrubando as velhas lições de quem e o que ela era. Escondido pelo rico solo do Vale do Nilo um tesouro enterrado há dois mil anos foi repentina e inesperadamente revelado. Em 1945 um agricultor do Alto Egito ao escavar a terra perto de uma colina descobriu uma grande ânfora de quase dois metros.
Cléa
--- Essa terra é longe? Ou dá para se ir de burro? - - sorriu
Lígia
--- Não sei. É só você. Procure um camelo! - -
Cléa
--- Eu? Coitada de mim! Um burro é mais fácil. E não se gasta muito! Vamos? - - sorriu
Lígia
--- Olha! Não dá para continuar. Você está ficando abusada! Vou parar por aqui. Até! - - falou ríspida
Clea
--- Não. Não. Espere. Continue. Se não vou cair no sono! - -


Nenhum comentário:

Postar um comentário