- MOISÉS -
- 19 -
OS PATRIARCAS -
Após uma
intensa história contada como se fosse à luz de vela, Lourdes acompanhou a
senhora Gilda para o interior da residência onde provaria um pouco da refeição
noturna àquela hora bastante avançada. Não havia empregada doméstica naquela
casa a certa hora, pois a moça que fazia as refeições caseiras havia saído
depois do almoço para visitar seus pais e não chegara ainda. Porém tudo deixara
na geladeira para qualquer evento especial. Lourdes se sentiu levemente
acanhada. Mesmo assim nada falou, Gilda, Lister e Lourdes estavam a postos à mesa
e Gilda continuou a conversa.
Gilda
--- A Bíblia
hebraica está repleta de história. Abraão disse ter recebido um recado do Deus
em que dizia: “Sai da tua terra, da casa do teu pai, e vai para a terra que eu
vou te mostrar”. Esse é um caso subgêneres. Desobedecer a seu pai. Barbaridade.
Essa promessa foi um contrato sagrado entre Deus e Abraão. Ora: Se Deus é um
soberano porque vai se meter com um patriarca criminoso? Sabe: Esse Abraão matou
o seu irmão. Mentiu para o Faraó. Foi traído perante o Faraó. E essa religião?
Era a de adorar um único Deus? ---
Lourdes
--- É difícil
compreender como essa ideia deve ter sido radical. - - falou
Gilda
--- A
narrativa de Abraão faz parte do primeiro livro da Bíblia. Os Patriarcas remontam
a Gêneses que uma compilação de Mitos e de histórias da Criação. É muito
difícil encontrar uma base histórica. Essa ausência de evidências históricas
faz os estudiosos adotarem uma abordagem diferente ao lerem a narrativa bíblica.
Lourdes
--- Por que a
Bíblia foi escrita? - -
Gilda
--- A crença
tradicional é de que Moises escreveu os cinco primeiros Livros da Bíblia. A
Torá. Os cinco livros de Moisés. A crença de que Moisés escreveu pessoalmente
os cinco primeiros livros da Bíblia não foi contestada até o século 17. Algumas
questões foram levantadas. O fim do Deuteronômio, livro da Bíblia, descreve a
morte e sepultamento de Moisés. E alguns disseram que Moisés não poderia ter
escrito essas palavras porque ele estava morto, sendo enterrado. Na verdade, a
Bíblia teve mais de um escritor. Na verdade, nos cinco primeiros livros da
Bíblia estudiosos identificaram, pelo menos, quatro grupos diferentes de
escribas redigindo ao longo de centenas de anos. - -
Lister
--- Essa
teoria se chama “Hipótese Documentária”. É uma espécie de antologia que foi
feita ao longo de vários séculos por pessoas diferentes que acrescentaram ou
subtraíram coisas.
Lourdes
--- Mas quando
a Bíblia começou a ser escrita? - -
Gilda
--- A Bíblia
hebraica é uma coleção de textos escritos há mais de mil anos antes de Cristo.
E como qualquer outro idioma, o hebraico mudou nesse tempo. A Canção do Mar é o
clímax do Êxodo. A história da escravidão dos israelitas no Egito de como eles
foram retirados. A Canção do Mar foi escrita por volta de 1.000 anos antes de
Cristo. Provavelmente foi recitada em forma de poema muito antes do surgimento
da escrita hebraica
Lister
--- Deve ter
sido uma história contada de uma forma poética que podia ser recitada em tono
de uma fogueira.
Lourdes
--- Se a
poesia do Êxodo é tão antiga é possível que o relato tenha fundamento
histórico? - -
Gilda
--- É
possível. Mas no Delta Oriental do Nilo, no Egito, tem uma paisagem repleta de
ruínas e de monumentos caídos. Arqueólogos descobriram uma cidade perdida.
Escritos no monumento encontrado no local está o nome de Ramsés II. Um dos mais
poderosos governantes egípcios. Ele é tradicionalmente conhecido como o Faraó
do Êxodo. Antigos textos egípcios chama a cidade de Casa de Ramsés, um nome que
ressoa com a história bíblica do Êxodo. História convencionada na História do
Êxodo, ligado a um material não bíblico são as cidades que os hebreus foram
obrigados a construir. E elas se chamam Pithom e Ramesses- - -
Lister
---
Historiadores concordam que a cidade bíblica de Ramesses é a antiga cidade
egípcia de Ramsés ou Casa de Ramsés. Suas ruínas encontram-se hoje como sendo
Tânis ou Tâmis porque existe uma abundância de monumento a Ramsés. -- -
Gilda
--- Essa
convergência entre a arqueologia e a Bíblia forma-se uma data aproximada para o
Êxodo. Ela não pode ter acontecido antes de Ramsés se tornar Rei por volta de
1275 anos antes de Cristo e não pode ter acontecido após 1208 antes de Cristo
quando a Estela do Faraó Nefertari, filho de Ramsés II localizam os israelitas
sem Canaã. - -
Lourdes
--- Que
confusão: - - disse a moça
Gilda sorriu e
prosseguiu
Gilda
--- A Bíblia
afirma que os israelitas deixaram o Egito em massa. 600 mil homens e suas
famílias. Filhos, filhas, crianças de colo, outras crescidas. E em seguida
caminharam, no deserto, por 40 anos. Mesmo supondo que a Bíblia exagere, em cem
anos de buscas, arqueólogos ainda não encontraram evidencias de uma migração
que possa ser relacionada ao Êxodo. - -
Lister
--- Nenhum
sítio arqueológico nos forneceu qualquer informação sobre a rota percorrida no
deserto. O Êxodo não é comprovado em lugar algum.
Gilda
--- Após o
Êxodo, a Bíblia assevera que os Judeus finalmente seguem à sua terra. Canaã. A
arqueologia revela que Canaã era composta de Cidades-Estados fortificadas, cada
uma delas com seu próprio Rei, todos servindo ao Egito e seu Faraó. Os
Cananeus, povo do Oriente Próximo que prosperava há milhares de anos adoravam
vários deuses na forma de Ídolos. A Bíblia descreve como um novo líder, Josué.
Ele conduz os israelitas a Canaã em uma campanha militar relâmpago. E ele fez
ressoaras trombetas em um grito de guerra. Com isso Josué derrubou de repente
derrubou as muralhas das aldeias.
Lourdes
--- Eu já ouvi
essa pregação, não sei aonde.
Gilda
--- Pois bem.
Nos anos 1930 um arqueólogo escavou em Jericó a primeira a cidade cananeia por
condução de guerra do seu líder Josué em regime militar relâmpago. Ele, o
arqueólogo, descobriu evidencias claras da destruição. Declarou ter encontrado
as muralhas derrubadas por Josué. E em Razor, a maior de todas as cidades
cananeias há mais evidências de destruição. O Palácio do Rei de Razor foi
possível ver os sinais de destruição por toda a parte. Nas paredes destruídas
se pode ver as rochas escuras partidas em milhões de pedaços.
Lourdes
--- Incrível.
Esse líder só pensava nele! - -
Gilda
--- É preciso
um calor muito intenso para causar um dano desses. O fogo, no local, foi o
maior de todos os fogos. Entre as cinzas foi encontrada uma estátua profanada,
possivelmente do Rei ou do Deus patrono de Razor, a cidade. A cabeça e as mãos
foram cortadas pelos conquistadores da Cidade. O fogo matou o filho de Razor
nome também do senhor. - -
Lourdes
--- Quem fez
isso? Quem estava por perto? - - indagou a moça
Gilda
--- Não sei.
Mas outra cidade Cananéia talvez tenha feito. Mas os israelitas talvez tenha
sido os únicos que fizeram ação. Assim eles devem ser considerados culpados
pela destruição da cidade de Razor. E há outra cidade estado cananeia destruída
por Josué e seu exército de israelitas. Ela se chama Aí e foi descoberta no
atual território palestino da Cisjordânia. As ruínas já fizeram parte de um
Palácio e de Templos magníficos os quais foram destruídos. Os arqueólogos descobriram que a cidade foi
destruída em 2.200 anos antes de Cristos. Jericó foi destruída em 1.500 anos
antes de Cristo e Razor em cerca de 1.250 anos antes de Cristo. As
cidades-estados não foram destruídas todas ao mesmo tempo. Há um intervalo de
quase 1000 anos. - -
Lister
--- Evidentemente
houve um tempo vasto entre essas ações. - -
Lourdes
--- Então não
foi Josué. Se não foi ele, quem foi? - - espantada
Gilda
--- Bem. Temos
que pesquisar. - - respondeu
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