domingo, 8 de janeiro de 2017

SUPLÍCIO DE UM MISTÉRIO - 07 -

- TELESCÓPIO HUBBLE -
- 07 - 

OBSERVATÓRIO

Quando despertou, Ada nem sabia mais onde estava. Para a moça tudo era escuro. Ela olhou para um lado e viu a figura quase apagada de Nina, uma doméstica da família de Carcará empregada na fazenda. Ada abriu bem a vista e indagou onde estava pois não sabia àquela hora. A doméstica teve de lhe falar que era na fazenda para onde ela tinha ido de manhã, logo cedo. Ada reclamou do escuro. A doméstica respondeu ter acesa a lâmpada. Ada observou mais um pouco e disse estar com profunda dor de cabeça.
Ada
--- Vou vomitar! - - disse e um segundo depois já estava vomitando tudo o que ingerira.
Nina
--- Faça isso. Depois eu limpo. - -   
Depois de vomitar quase tudo e ainda reclamar da dor de cabeça voltou a indagar onde estava naquela hora o senhor Gastão. A moça respondeu que ele estava sentado na entrada da casa conversado com Carcará.
Ada
--- Que vergonha eu fiz! Minha Nossa! - - e vomitou outra vez
Nina
---- Vomite. Faz bem. Depois eu limpo. - -
Ada
--- Minha roupa? Estou nua! - - falou a moça
Nina
--- Está no varal. Depois vou engomar. Agora, adormeça um pouco. Se tiver mais vontade, vomite.  - -
Ada
--- Aí minha cabeça. Estou tonta. É coisa ruim. Tudo vagueia um para um lado e para outro. Horrível! Com é teu nome? - -
Nina
--- Eu sou Nina. Sou a empregada daqui mesmo. Durma, por favor. - -
Ada
--- Prazer, Nina. Qualquer dia eu agradeço melhor pelo que me fez. - -
No dia seguinte, logo cedo da manhã, nem o sol aparecia por completo, Ada saiu de modo vagar e foi até ao banheiro. O cheiro de café despertou mais a sua gula. Coberta apenas cm uma toalha, Ada acendeu a lâmpada e abriu o chuveiro. Água fria, quase gelo lhe cobriu o seu corpo enquanto o gado mugia ao largo do terreno distante e as galinhas do terreiro faziam seus cocorejados. A carro do leite já passara há um bom tempo levando o produto em latões de tamanho regular, feitos de alumínio e carregados diretos para Usina do Leite. Saguis, macacos e aves perambulavam pelas árvores junto ao casarão. Nina já estava a pôr os alimentos dos porcos. Dona Maria tratava da mesa com a primeira refeição do dia. Carcará dava as suas primeiras orientações aos subalternos – vaqueiros e ajudantes. Alguém chegava cansado na manhã cedo do domingo.
Ajudante
--- Só deu para chegar agora! - - disse o ajudante
Carcará
--- Está se vendo! - - com o chicote na mão a bater na perna
Era com uma voz forte que Carcará dizia que não passava de uma repreensão.
Carcará
--- As botas! - - apontava para as sandálias que o servidor usava
Ajudante
--- Sim, senhor. Tiro já. - - dizia o ajudante  
O tempo passava. Às sete horas, estavam todos à mesa. Conversas eram tantas. Ada se alimentava de ovos, pães e tapioca além do café com leite. Gastão trocava conversa com Carcará.  Nina era quem servia os manjares. Maria prosseguia no fogão. Em certo tempo Ada indagou a Gastão.
Ada
--- Essa terra é toda tua? - -
Gastão
--- Sim. Por que? - -
Ada
--- Eu estava pensando. Eu tenho livros e sou cientista. Isso não vai ao caso. Ser cientista. Mas, eu notei que aqui se pode montar um Observatório. Que achas? - -
Gastão
--- Por que um Observatório? - -
Ada
--- Por que? Eu soube que o Observatório do Vaticano, apesar de tantos anos, foi fundado em 1572, ele não comporta mais em pesquisa. À boca pequena, os cientistas do Vaticano estariam propensos em se alargar mais. Claro. Isso não se diz. Mas já tem um no Chile. Dos norte-americanos. Aqui é próximo do Equador. Se você pensar bem, vai notar que aqui é um local ideal. - -
Gastão
--- Hum! Você é inteligente. Mas como eu vou saber se o Vaticano quer? - -
Ada
--- Conversando, ué! Eu sou mestra em Física Nuclear. Tenho contato com essa gente. Os daqui são devagar. Dependem da política. Então eu pensei em falar direto com o Vaticano. Eles são desconfiados. Mas se você der a terra, a construção está segura. - -
Gastão
--- Eu não entendo de nada com isso. Mas, se você está segura, de minha parte eu faço doação da terra. Eu só penso como é que você faz isso. - -
Ada
--- Não conte com os ovos que a galinha não teve.  Em primeiro lugar é pesquisar. –
Gastão
--- Concordo plenamente. Mas, aqui, na Universidade, o que eles dizem? –
Ada
--- Aqui não tem. Apenas Pernambuco e Ceará. Nos demais Estados, alguns também possuem
Gastão
--- O caso é grave. Pernambuco e Ceará? - -
Ada
--- Pois é. Para você ver. Alguns são particulares, como o Ceará. Mas, vamos a frente. - -
Gastão
--- E o que é que eu vou fazer? - -
Ada
--- Por enquanto, nada. Deixa que eu pesquiso. –
E a conversa parou nesse ponto. A moça aproveito para adentrar na mata vendo mais de perto todo o terreno que por ventura, seria de todo modo a instalação do Observatório, bem mais no alto da terra inóspita. Ada, Gastão e Carcará viraram o mundo procurando um local mais adequado para se instalar esse tal de Observatório Astronómico. A terra era imensa e o melhor seria num alto, com certeza.
Carcará
--- Ali tem um morro. - - observou
Ada
--- Eu já notei.  Longe de claridade da Cidade. –
Gastão
--- Isso mesmo. – 

Nenhum comentário:

Postar um comentário