terça-feira, 10 de janeiro de 2017

SUPLÍCIO DE UM MISTÉRIO - 09 -

- JESUS CRISTO -
- 09 -
JESUS -

Passaram-se dias e desta vez, à noite, estava Gastão fumando o seu gostoso cachimbo e olhando para o mar quando disse algo em torno de Jesus Cristo. Nada de importância. Porém, aquilo despertou a atenção de Ada que, de repente indagou quem foi Jesus. Gastão, então, respondeu que Ele era Deus. Pelo menos Deus dos Cristãos, aqueles que o seguiram, como João, o santo. Ada replicou sorrindo.
Ada
--- Só isso? - - sorriu
Gastão
--- Pelo que eu sei, esse é Jesus. - - relatou
Ada
--- Vejamos. Jesus não é um nome. É um título para designar Messias. Em certo tempo, 3.500 anos antes de Jesus, tivemos Hórus, na mitologia egípcia, representante do Deus Sol. No Palácio de Luxor tem imagens da Anunciação, da imaculada concepção, do nascimento e da adoração a Hórus. Foi a mãe Isis que geraria Hórus. E tem o parto e a adoração de Isis. Esse é o milagre da concepção de Hórus e mais tarde o mesmo foi feito do Jesus.
Gastão
--- E esse Hórus quem foi?  - -
Ada
--- Uma espécie de deus. A semelhança entre Hórus e Jesus são flagrantes. Houve uma batalha de Hórus contra seu irmão, Seth. Hórus era filhos de Osiris, do Egito. Osiris foi um Deus. O Deus Rá, o Deus Sol. A mãe de Hórus foi a Deusa Isis, uma mulher que aparece com um bebê no colo.
Gastão
--- Esse fazia procissão com a mãe Isis? - -
Ada
--- Sim. Por muito tempo. Os soldados romanos veneravam Isis como uma Santa. Isso até o século 4. Daí então ela foi perdendo sua força. Mas ainda hoje tem Igrejas da Deusa e do seu filho, Hórus. Ela é chamada de a Rainha do Céu. Uma imagem popular do Império romano. Vestes brancas, cinta azul, coroa de ouro em sua cabeça, adornos descendo do seu busto. Os heróis diziam que era ela a Estrela do Mar além de ser a Rainha do Céu.
Gastão
--- Isso há mais de 3.500 ano antes de Jesus? - - espantado
Ada
--- Com toda a certeza. O culto de Isis é um significativo rival a religião de Jesus que veio muito tempo depois. Ela ainda hoje é mostrada em tumbas em pergaminhos que datam dos anos 3.500 antes de Cristo. No ano 40, depois de Cristo, o imperador Calígula construiu um templo para Isis, em Roma.
Gastão
--- Eu nunca estudei sobre isso. - - decepcionado
Ada
--- Tem muita coisa que nós não sabemos. Maria Santíssima e Isis são chamadas como Rainha do Céu e de Santa Mãe de Deus. A iconografia com Maria conduzindo Jesus no colo foi tirada diretamente do culto a Isis, no antigo Egito, onde ele é a mãe de Deus Hórus. A Rainha do Céu. Isis é a Santa Mãe de Deus. E tem a mulher ou serpente Apofis que foi derrotada pelo Deus Seth. Apofis é a representação do caos. A grande serpente nunca morria. Mas Seth venceu a serpente com um golpe na cabeça e em seguida trancou a cobra no abismo. Por isso, Seth se tornou o herdeiro do trono de Osiris, seu pai.
Gastão
--- Como foi? - - estupefato
Ada
--- Seth sempre brigou com seu irmão Hórus. Mas Seth ficou com o escuro. Certa vez, Hórus retornou ao Império, apenas com o olho esquerdo fechado e desafia Seth novamente para a batalha. Ele então, dessa vez, Hórus anuncia que Seth é o falso Messias não merecia o trono do seu Pai, Osiris.
Gastão
--- Que confusão. É sempre assim. Brigas e mais brigas. Até mesmo na antiguidade. - - reprovou
Ada sorriu e continuou.
Ada
--- Quer saber mais? - -
Gastão
--- Conte, conte, por favor. - - disse isso bufando
Ada
--- Hórus é conhecido como o Bom Pastor. O Início e o fim. O deus sol do Egito. Ele é o Sol antropomorfizado. Essa dualidade mitológica é um fator onipresente que ainda hoje é sempre utilizada. Os crentes ou evangélicos usam muito entre Deus e o Diabo que eles chamam de Satanás.
Gastão
--- Eu escuto muito essa alusão de Satanás feitas pelos Pastores dessas Igrejas. - - repugnando
Ada
--- Satanás não existe. Inferno também não existe. Isso é propagandas de Pastores. –
Gastão
--- Inferno é o chão. Como se diz: “desceu ao inferno”. Quer dizer: foi sepultado.
Ada
--- Pois bem. Vamos adiante. Para se ter certeza, vejamos: Hórus nasceu a 25 de dezembro da Virgem Isis Maria. O seu nascimento foi acompanhado por uma estrela o oeste e seguida por três reis em busca do Salvador recém-nascido. Continuou como uma criança prodígio aos 12 anos e aos 30 foi batizado por uma figura conhecida Anup no rio Eridanus. Hórus teve 12 discípulos e viajou com eles. Fez milagres, curou os enfermos e andou sobre as águas. Hórus também era conhecido por vários nomes como a Verdade, A Luz, O Filho Adorado de Deus, o Bom Pastor entre muitos outros.
Gastão
--- Quer dizer que antes de Jesus teve outro? - - assustado
Ada
--- Para você ver. A chamada Bíblia não diz, em nenhum momento que Jesus nasceu a 25 de dezembro. Nem eles e nenhum outro. 25 de dezembros é a passagem do equinócio. O Sol, no hemisfério norte, tarda a amanhecer e adormece mais cedo. É o início de inverno pela região norte do Globo. Acontece o contrário no hemisfério sul. O Sol mais cedo e continua mais tarde.
Gastão
--- Eu sei apenas que aqui a gente atrasa uma hora no verão. - -
Ada
--- Mas no Norte é o contrário. - - sorriu
Gastão
--- Continue se possível. - -
Ada
--- É o seguinte. Diz a lenda que Hórus, aos 33 anos, foi morto e enterrado por três dias e então ressuscitou a 25 de dezembro. Esse atributo de Hórus parece influenciar varas culturas mundiais com a mesma estrutura mitológica. Atti, da Grécia nasceu de uma virgem a 25 de dezembro, Krishna, da Índia, Mithra, da Pérsia. Existiram inúmeros Salvadores em diferentes períodos em diversos lugares que preenchem essas mesmas características.
Gastão
--- Eu acho que vou voltar para a Escola. - - desiludido
Ada
--- Não é preciso. Estude aqui mesmo. Verás o que não foi ministrado a você. – 

Nenhum comentário:

Postar um comentário