sábado, 5 de agosto de 2017

GRANDES DEUSES - 13 -

ELIZABETH  TAYLOR 
13
CLEÓPATRA II

Um grupo de religiosos passava em Copacabana se desviado do transito constante de veículos vindo e indo para os locais mais distantes. Marilu ficou a observar os Monges em plena noite, quase madrugada. Em seu relógio de pulso a moça contou as horas. Meia-noite ou quase isso. Gente a entrar no Hotel àquela hora, mais parecendo dia cedo. Ouvia-se o barulho de algo a distância. Uma algazarra. Sorriso, cantigas de artistas, sons delirantes de orquestras. O mar bravio a sacudir suas ondas a bater no calçadão. Mulheres a gargalhar. Um casal indo para um porto qualquer. Era uma saúde imortal aquela, aparecendo e fugindo ante as luminárias dos veículos a transitar.
Lauro
--- Conte, por favor. - - sorriu
A moça olhou para ter certeza do que perguntara ao noivo.
Marilu
--- Bem. Lá vai. Durante dois mil anos, a Rainha Cleópatra inspirou inúmeras culturas. Ela encantou Júlio Cesar e, depois Marco Antônio, dois dos líderes mais influentes de Roma. Cleópatra nasceu em 69 antes de Cristo e era a filha mais velha de uma linha longa de poderosos Faraós egípcios. Existiram outras seis Rainhas Cleópatra na Dinastia de Ptolomeu I. Ptolomeu era grego e se estabeleceu no Egito depois da morte de Alexandre.
Lauro
--- Alexandre, o Grande era o General macedônico que conquistou o Egito em 332 antes de Cristo
Marilu
--- Isso mesmo. Quando Cleópatra tinha só 18 anos, seu pai morre. Ela ascende ao Trono e se torna a Rainha Cleópatra Sétima governado ao lado de seu irmão de dez anos, Ptolomeu 13. A união de irmão e irmã é habitual. Cleópatra se tornou consorte de seu irmão, Ptolomeu. Era uma tradição egípcia de manter o sangue divino dentro da família Real.
Lauro
--- Quiseram fazer isso aqui, no Brasil. Com a Proclamação da República a história teve fim.
Marilu
--- Isso. Isso. Mas, no Egito, por cerca de 50 anos havia briga interna. Talvez mais que isso. Traições e assassinato são um risco constante na Corte. O pai de Cleópatra foi um dos poucos Governantes que não foi assassinado. E agora, a Rainha adolescente encara um perigo iminente vindo do exterior.
Lauro
--- Roma! Os romanos eram incrivelmente agressivos, atrevidos e aventureiros.
Marilu
--- Isso mesmo. Então, Roma conseguiu também o Egito. Na época de ascensão de Cleópatra, o Império de estende do Atlântico Norte até o Mediterrâneo Oriental. E no seu centro: Roma. A influência de Roma sobre Egito é financeira. O Egito precisou de recursos emprestados para o sepultamento do pai de Cleópatra. Após de três anos depois do início do reinado de Cleópatra, uma luta pelo Poder Real, no Egito dá ao ditador romano, Júlio Cesar, a desculpa de que ele precisava.
Lauro
--- Os conselheiros do Egito botaram Cleópatra para fora.
Marilu
--- Está vendo como você sabe? Se fazendo de tolo. Pois sim.
Lauro
--- Eu estudei, mas, confesso, nem me lembrava muito bem. Prossiga! –
Marilu
--- Hum! Mas Cleópatra fugiu para o exilio. Cesar leva suas tropas para o Egito sob o pretexto de mediar o problema entre a Rainha e seu irmão. A única esperança da Rainha deposta é ela conseguir Cesar a ficar do seu lado. Mas Cleópatra não tem nada a oferecer a Cesar que ele não consiga tomar. - -
Lauro
--- Núpcias. - -
Marilu
--- É isso mesmo. Ela própria. Ela foi enrolada no tapete e carregada até ele, dentro do Palácio. E quando o tapete foi desenrolado aos pés do Imperador, Cleópatra surgiu. Cesar ficou encantado com a graça de Cleópatra e foi arrebatado com o seu charme. E Ptolomeu 13 finda morto pelo Exército de Cesar.
Lauro
--- Ainda se mata políticos por motivos fúteis. Lá em Natal se mata por um níquel.
Marilu
--- Mas, ao invés de tomar conta do Egito, Cesar devolve o poder a Cleópatra e a instala como Rainha ao lado do seu outro irmão, Ptolomeu 14. Cleópatra mantém seu país e está de volta ao Trono.
Lauro
--- Agora, não vamos esquecer quanto Cleópatra era intelectualizada. -  
Marilu
--- Cleópatra falava, além de grego e egípcio, idiomas como o aramaico e o siríaco. Ela era uma jovem muito educada e isso ajudou muito como Rainha do Egito. Ela era uma cientista filósofa. E a mulher mais rica do Mediterrâneo. Júlio Cesar venceu, por enquanto, pois a sua queda está próxima.
Lauro
--- Qual seria a queda? - -
Marilu
--- Os romanos decidem que o tirano precisa desaparecer. E no dia 15 de março de 44 antes de Cristo, Cesar é assassinado. O Império romano está dividido de novo. Entra em cena Marco Antônio. E a Rainha pede que ele fique do seu lado. De novo, Cleópatra quer manter seu Trono e guardar a soberania egípcia,
Lauro
--- A mulher é tirana. –
Marilu
--- Sem nada para barganhar, ele se despe ao sedutor. Cleópatra adicionou extravagancia, excessos e curas a sua lista de seduções para atrair Marco Antônio. A técnica de Cleópatra é um concerto de prazer. Ela se transformou em uma sedutora mágica oriental. Uma sociedade egípcia com Deuses poderosos. –
Lauro
--- Mulher fatal! - -
Marilu
--- Em uma era de profundas convicções religiosas os romanos deviam ter um respeito enorme pelo passado místico dos egípcios e pelos Deuses bizarros que protegiam Cleópatra. Para os romanos, o Egito é misterioso, exótico e assustador. Cleópatra surge diante de Marco Antônio como uma espécie de Deusa Fatal.
Lauro
--- Assustador! - -
Marilu
--- Isis, que é a Deusa da fertilidade, a maior Deusa na mitologia egípcia está fundida como Afrodite, a Deusa do Amor. Marco Antônio viu em Cleópatra uma Deusa sobrenatural. O que ele deduziu foi que a diva era igual a um monstro fatal, algo fora do comum, exótica, diferente. Alguém divino.
Lauro
--- Na verdade é difícil para se pensar, nos dias de hoje, como Marco Antônio deduziu.
Marilu
--- Para mim, Cleópatra era uma Deusa. Ela juntou o seu censo de presença física, sua beleza acentuada com maquiagem, roupas, penteados e sua capacidade de ter de falar vários idiomas e a sua sensualidade.



Nenhum comentário:

Postar um comentário