terça-feira, 29 de agosto de 2017

GRANDES DEUSES - 25 -

RETORNO
25
MANHÃS
É claro que a ideia de que Jesus puder ter tido um relacionamento muito especial com Maria Madalena pode ser ofensiva para muitos cristãos. Contudo muitos historiadores foram mais longe. Eles sugeriram que Maria Madalena (ou de Magdala) tiveram casamento e tiveram filhos. Porem para quem está tentando descobrir para onde descobrir para onde Jesus escapou de sua fuga dos romanos, talvez fosse descobrindo para onde Maria Madalena foi. Alguns anos depois da crucificação, Maria Madalena veio para a região de Camargo, no sul da França. Aqui, ela viveu e morreu e a Basílica de Santa Maria Madalena é um Santuário erguido em sua memória. Esse se tornou o centro daquilo que se tornou conhecido como o Culto da Madalena. Uma lenda local descreve como Maria Madalena veio para cá com seu irmão Lázaro, sua irmã, Marta e alguns companheiros, inclusive Jesus. Ele era um homem e já então a concordância de que Jesus manteve um relacionamento algo importante com Maria Madalena. Ele era humano, portanto. Se o relacionamento entre Jesus e Maria Madalena era tão estreito, talvez houvesse um companheiro entre os viajantes, talvez houvesse um viajando, incógnito, com medo de ser preso pelos romanos: o próprio Jesus.
Lauro
--- Jesus pode ter embarcado em Cesareia ou um dos portos menores da Síria e partido para uma vida diferente. E pode muito bem ter chegado, como hoje se acredita, a esta parte da França e começado uma vida nova. Pode até trazido a família.
Marilu
--- É isso. Então está desfeito o mistério. – - sorriu a doce mulher.
Esse pensar esteve à baila na manhã seguinte quando Marilu olhava os rochedos ao longe do seu minúsculo apartamento em um dos hotéis onde o casal se hospedou. A manhã era de tempo chuvoso e pouca gente se aventurava em sair à rua, salvo os que estavam a trabalho. De onde eles estavam podia-se ver a ampla cidade minúscula. Mulheres esperando alguém, era comum. Ruas e casas, a Torre de Magdala à frente, a Igreja de Madalena, o chateou dos Visigodos, a Vila da Bethania, o Tesouro de Maria Madalena em um monte erguido, um Manor (Palácio) erguido bem no alto de uma encosta, o Templo de Rennes le Château ao largo, cemitério, túmulo do sacerdote Berenger Saunière e a vasta campina ao longe. Esse fato fez a moça a imaginar.
Lauro
--- Que estas a pensar? - - perguntou
Marilu
--- Em percorrer a vila. Tem tantas coisas belas. - - angustiosa
Lauro
--- Chovendo? - - indagou apontando o tempo fora.
Marilu
--- Vai passar. Espere! - - sorriu a moça.
Depois da morte de Maria Madalena, seus despojos foram colocados em um sarcófago e escondidos. Somente em 1279, eles foram descobertos. E ergue-se essa Basílica para guarda-los. Encerrado numa cripta no centro da Igreja está aquele que se acredita ser o crânio de Maria Madalena. Quando a Jesus, ele, um dia, partiu. Qualquer que seja a visão, ele mesmo disse que sairia da Terra Santa. Mas haveria de retornar algum dia. Mas se ele decidiu deixar a Palestina, a França não parece o destino provável. Seu desejo era sair do alcance dos romanos. Por isso, era mais lógico sair de Patos, Pérsia até a Índia, nessa direção.
Marilu
--- Por que a Índia? - - quis saber
Lauro
--- Era certo que o discipulo Tomé rumou para a Índia e ali fundou uma Igreja cristã. Viajar para Índia não haveria problema. Era só chegar até Gaza e pegar uma caravana de especiarias. –
Marilu
--- E há uma outra razão para Jesus ter sido tentado em ir para o Oriente. Seguir o caminho dos três reis Magos. –
Lauro
--- Pensamento certo.  Ele, por certo, seguiu a outra religião 500 anos antes: o Budismo.
Marilu
--- Budismo! Certo. Budismo. –
Lauro
--- Isso porque quando um grande homem santo do budismo morre, o Lama, os budistas consultam as estrelas e outros presságios e parte, geralmente, em longas viagens em busca do menino que seria a reencarnação do Lama.
Marilu
--- O que é Lama? –
Lauro
--- É uma palavra budista. Lama é um título dado a um professor de darma, ou seja: Para o Caminho a Verdade Superior. O darma é a base da filosofia na Índia.
Marilu
--- Entendi. - -
Lauro
--- Pois bem. Quando esse menino alcança uma certa idade, ele é retirado dos cuidados dos seus pais e educado na fé budista. E Jesus foi levado para a Índia quando criança e educado como um budista.
Marilu
--- Verdade. Os anos perdidos de Jesus. Confere. –
Entendeu a nova esposa. E com isso, Lauro sorriu.
Lauro
--- Outra. Jesus foi possível por dois caminhos. Seguiu por terra, na rota da seda, e por mar, na das especiarias, com os demais viajantes. Tomé, o apostolo, foi o criador do cristianismo, na Índia, como já disse. E no Tibete, tem um manuscrito num Mosteiro. Um Nobre escreveu um livro, A Vida de Jesus Cristo, citando uma criança chamada Issa, nascida do século Primeiro, de uma família pobre, em Israel.
Marilu
--- E seria Jesus? - - alarmada
Lauro
--- Por certo. Issa veio para a Índia com 14 anos de idade. E então no Mosteiro aprendeu as leis do budismo antes de voltar a Israel, com 29 anos de idade. Essa ideia certamente explica o fato de não haver qualquer registro da presença de Jesus na Palestina no período contido entre seus 14 e 29 anos de idade
Marilu
--- Ah garanhão! - -  gargalhou
Lauro
--- Os ensinamentos de milagres de Jesus possuem, certamente, um estranho paralelismo com os ensinamentos e milagres do Buda, Sidarta Gautama. Amar os inimigos e a ideia de que os mansos herdarão a Terra.  Verdade? - - indagou
Marilu
--- Pura verdade. Jesus foi também um Buda. - - estremeceu
Lauro
--- Sabe-se que Buda caminhou sobre a água e milagrosamente alimentou muitas centenas de discípulos seus com apenas algumas migalhais de comida. Mas, se Jesus viajou e voltou para o Oriente, com certeza haveria lendas, como as do sul da França, para fundamentar tal ideia. E é claro que existem essas tradições. As pessoas de Caxemira chamam sua própria tribo de Ben Israel e se dizem descendentes de tribos perdidas.
Marilu
--- Fantástico!!! - - gritou a moça.
Lauro
--- Por lá correm histórias sobre Issa, o predador do primeiro século, localmente conhecido como Iuçafar, que significa “chefe dos que curam” que teria voltado a Caxemira quando estava com 30 anos. O sacerdócio de Iuçafar pode facilmente ser visto como a continuação do sacerdócio de Jesus. E num templo local, denominado Templo de Salomão, havia uma inscrição dizendo que, por volta dos anos 50 depois de Cristo, Iuçafar afirmou ser Jesus, o profeta de Israel. Viveu e morreu na Caxemira. Ele é Jesus. Ele é Issa.
Marilu
--- Como é que pode? - - indagou perplexa
Lauro
--- Iuçafar continuou a ensinar e a pregar na Caxemira até morrer, por volta do ano 80 depois de Cristo. Foi enterrado em Zineragá. E lá tem o tumulo de Iuçafar. O prédio construído em lugar do local foi erguido no ano 112 da nossa Era. Na verdade, ele é um mausoléu compartilhado. No século 15 o homem santo islâmico, Said Nasir Din também foi sepultado no mesmo tumulo; O corpo de Iuçafar foi enterrado numa cova aberta no sentido Leste-Oeste, segundo a tradição judaica. Perto do sarcófago estão gravadas duas pegadas. São cicatrizes da crucificação. Muita gente acredita que esse é o tumulo de Jesus.
Marilu
--- Ele não morreu na cruz, não houve a ressureição, ele não subiu ao céu e não está sentado à direita de Deus pai.
Lauro
--- Se você fosse achar que viu alguém que está morto e tornar a viver, você vai dizer: “Está bom. Toma duas aspirinas e se deita que isso passa”. E o fato é que não passou!

Nenhum comentário:

Postar um comentário