quarta-feira, 30 de agosto de 2017

GRANDES DEUSES - 27

EVANGELHOS
27

ENSINAMENTO 


Marilu já estava com um carro Dodge Regal de carroceria marrom frisos brandos e negros, capô bem ampliado modelos lindos, quatro faróis dianteiros, para-choque niquelado, bancos para quatro passageiros, pneus balões, orgulhos para quem teria um deles. A moça viajava no banco traseiro e o motorista todo equipado, de boné e tudo, guiava o veículo até porque Marilu ainda não tinha carta de motorista; E ela sempre dizia, apoquentada
Marilu
--- Ainda não tiro a minha carta! Merda! - - falava abusada
Motorista
--- Não ligue para isso. Na cidade, a senhora não precisa até porque é a dona do cinema. –
Marilu
--- Cinema? Que cinema? Ainda vai ser! - -
O motorista sorriu. Se um guarda de transito pegasse Marilu dirigindo sem carteira, nada reclamava. Apenas dava bom dia e aguardava a gorjeta. Ela já era conhecida por demais em toda a cidade. E o bom dia era para tirar o quepe do guarda e nada mais. Após a viagem em seu Dodge, marca que indicava a proprietária do auto, esse fez a volta para encostar no meio fio do prédio do Jornal O Estado. Marilu disse apenas.
Marilu
--- Volto já. Espere-me. - - relatou
A moça subiu a escada e procurou de imediato o Diretor, senhor Lauro, seu esposo. Ele estava no escritório despachado com Janilce, vendo o que estava sendo feito àquela hora. Todo calmo, salvo a colisão de ônibus com um carro de passeio no interior do Estado.
Janilce
--- Morreu gente. Os primeiros levantamentos dão conta de 12 vítimas do Trem. Do carro não escapou viva alma. Quem informou foi um repórter de Mossoró. - - declarou, arrependida.
Lauro
--- Vem foto? - -
Janilce
--- Ele não informou. –
Depois dessa teima, a esposa Marilu foi perguntar ao marido.
Marilu
--- Novidades? - - indagou
Lauro
--- Sim. Um caso da Bíblia. A agencia mandou. Já viu?
Marilu
--- Não. Conte-me, - -
Lauro
--- É sobre os Evangelhos. Os Escritos que relatam a vida, obra e mensagem de Jesus.
Marilu
--- A pedra fundamental da Religião com mais adeptos ao redor do mundo.
Lauro
--- Isso mesmo. Um Legado recolhido e difundido por quatro dos doze apóstolos. Agora, o que os Evangelhos não coincidem sempre. Se existiram outros Evangelhos, não se sabe que mistérios se manteve ocultos.
Marilu
--- Quem os escreveu e porque não formaram parte da Bíblia.
Lauro
--- A maioria dos textos gnósticos foram queimados ou enterrados. A religião foi imposta de cima para baixo, sobre todos.
Marilu
--- Por que esses Evangelhos permaneceram ocultos? - -
Lauro
--- Uma palavra típica dos Manuscritos do Mar Morto é a hebraicas “rases” que significa “segredo”.
Marilu
--- Eles poderiam prejudicar ou mudar a história da religião se fossem revelados? –
Lauro
--- Eles foram encontrados no século XX. E as coisas não estão como você está vendo, abra os olhos. Textos como o de Judas, Tomé Felipe e Maria Madalena estão entre os Evangelhos proibidos encontrados nos últimos tempos. –
Marilu
--- Que mistério continha o Evangelho de Maria Madalena oculto durante quase toda a existência do cristianismo? –
Lauro
--- A única que Jesus reconhecia como seu par, seu igual, como mestre espiritual era Maria Madalena.
Marilu
--- Que princípios básicos do cristianismo o Evangelho de Tomé questiona fortemente? - -
Lauro
--- As mulheres não podem entrar nem receber, nem entender o Reino de Deus até que se tornem homens. –
Marilu
--- Que segredo revela o Evangelho escrito por Judas Iscariotes? –
Lauro
--- Aqui eles retratam Judas como um grande traidor. Jesus pediu a Judas que O entregasse. A história de um segredo de dois milênios. Seria o maior escândalo de censura de toda uma história? –
Marilu
--- Como e quantas crenças judaico-cristãs teriam se modificado se esses textos tivessem formado parte da Bíblia? - -
Lauro
--- Evangelho significa: Boa Notícia. Um anúncio que tenha um conteúdo positivo. A palavra Cânone em grego significa: Regra! Ou seja: um texto que significa como “Regrado”. A Igreja encontra nesse sentido uma regra, uma legislação. É um reconhecimento da validade desses textos.
Marilu
--- A pergunta é: até onde esses materiais têm, realmente, uma base histórica? –
Lauro
--- Quais foram os textos excluídos do livro sagrado? Bom! Nós temos o evangelho de Felipe. Temos o Evangelho de Judas. Temos materiais referentes a Maria Madalena.
Marilu
--- De que época datam esses textos que foram denominados de Evangelhos apócrifos? –
Lauro
--- Os Evangelhos apócrifos têm, em comum, o fato de datarem de uma época tardia. Ou seja. Entre o século segundo e o século quinto depois de Cristo, quanto nenhum dos apóstolos estava vivo e tampouco os seus primeiros discípulos. A maioria dos Evangelhos apócrifos têm procedência gnóstica e reflete uma postura totalmente anti-judaica, já que o judaísmo postula um Deus criador, de um modo material e o gnosticismo postula um mundo material malvado e um Deus que está interessado no mundo espiritual.
Marilu
--- Verdade? –
 Lauro

--- É o que se diz. – 

Nenhum comentário:

Postar um comentário