segunda-feira, 20 de julho de 2015

LAÇOS DE TERNURA - 39 -

- PETROLEIRO -

- 39 -
TRAGÉDIA -

O dia seguinte acordou calmo e sem ventania. O silencio profundo dava a entender ser um dia primaveril, certamente. Os pássaros gorjeavam pelos arvoredos e algo demais não se ouvia no solar de Dalva Lopes. O som de um oferecer. Era o homem do pão. Todos os dias o homem a passar e oferecer o seu pão quentinho, tirado do forno naquela hora cedo da tranquila manhã. Os cabeceiros já passavam para o mercado, tentativa de colher as mais belas compras e deixar nas casas do povo rico. Era uma manhã de alegres eventos para tudo então sagrado. O homem do peixe chegou cedo da manhã a deixar as lagostas e cioba, no que ele sempre levava. Dali em diante, o pescador partiu para o Mercado antes de falar:
Pescador
--- Tem um navio perdido da costa. – Declarou.
Com espanto dona Noca quis saber.
Noca:
--- Onde? – Quis saber inquieta.
Pescador:
--- Sagi. Parece. Já perto da Paraíba. Um pescador me disse agora há pouco. – Relatou
Noca:
--- É um navio grande? – Assustada.
Pescador
--- Acho que sim. Os tripulantes saltaram para terra. O navio ficou encalhado nas pedras. – Respondeu
Noca
--- O navio trazia passageiros? – Indagou curiosa.
Pescador:
--- Isso eu não sei. O velho também não disse. Apenas um navio encalhado nas pedras. Ele falou. -  destacou.
Noca
--- Ave Maria! Terá sido o furacão? – Falou espantada
Pescador
--- O que ele falou foi de uma grande ventania! A maré estava muito forte. E chegou a derrubar casas. Muita gente em aflição. Um rapaz foi arrastado para o mar! Coisa triste! – Destacou.
Noca.
--- E quem foi levado? – Assustada;
Pescador
--- Eu não sei o nome. O velho só disse isso! – Falou agoniado.
Noca
--- Eu tenho gente morando nas praias do Sul! Eu preciso saber quem foi tragado! Ah meu Deus! – Angustiada.
Pescador
--- Mais tarde eu volto! Vou saber mais detalhes! Ainda é cedo do dia! – Com aflição.
Noca
--- Eu vou chamar dona Noêmia. Talvez ela tenha gente por Sagi! Minha Nossa Senhora! – Angustiada.
Nesse ponto, Walquíria veio a porta da frente e quis saber de mais detalhes. Angustiada, a moça indagou.
Sorvetinho
--- O que houve? – Aflita.
Noca
--- Não sei bem. O velho não soube dizer. Mas, ao que parece, tem gente morta! – E entrou
Sorvetinho
--- Morta!? Quem morreu? Onde!? – Alarmada.
Noca
--- Espera, menina! Vou chamar dona Noêmia! – Com aflição a caminhar para dentro da casa.
Sorvetinho
--- Noemia!? O que ela sabe!? – Corria aflita a moça para acompanha a mulher.
Noca
--- Nada! Eu quero saber se ela teve conhecimento do caso! – Angustiada.
Dalva:
--- Que caso!? Que caso!? Que caso!? – Em susto e saindo para fora do seu quarto
Sorvetinho
--- Vamos saber já! – Salientou para a irmã.
De imediato explodiu a celeuma. Todos não sabiam de nada e buscavam algo de explicação. Dalva, mais prudentes buscava o celular. Ela tentava ouvir alguém da Universidade. As mulheres continuavam a falar e o menino Ciro apenas acordava naquele instante. A sua ama Walquíria cuidou para que ele não se assustasse com temor apossado do restante do pessoal. O velho jardineiro tão logo soube, cuidou de melhor se informar com demais conhecidos a passar em busca do mercado. A situação era de emergência. Entre os “sim” e “não” veio a notícia. Um biscateiro falou de todo o que lhe foi dito por outros compadres.
Biscateiro
--- Foi um navio. A embarcação foi sacudida nas pedras. E tem gente morta. Gente muita! – Falou
O rastro de nota correu o mundo. Dalva soube de mais notícias. Era um navio de grande porte e gente ainda dormia em seus beliches. De acordo com a Universidade, em Natal, a Marinha já havia deslocado equipes para a região de Sagi e adjacências a buscar maiores informes dos náufragos da embarcação e populações marinhas a residir em áreas de insegurança.
Dalva
--- Vai ser preciso ir? – Indagou preocupada
Universidade
--- Nós estamos para seguir a região nossas equipes. Afinal, nós temos a grande preocupação, pois é área, assim como todas, de instabilidade. – Destacou.
Dalva
--- No caso, eu tenho que ir? – Indagou preocupada
Universidade
--- Seria melhor. A senhor tem maiores conhecimentos nesse tema. – Destacou
Dalva
--- Então, espere. Estou seguindo. – E desligou o celular.
Walquíria, com bastante cuidado, fez a pergunta.
Sorvetinho
--- Você vai!? – Preocupada.
Dalva
--- Agora!!! – Relatou com vexame.
Noêmia
--- Ai meu Deus! E agora? – Indagou inconsolada.
Dalva
--- É o jeito. Soldado no quartel tem Guerra! – Alertou seguindo para seu cômodo.
Sorvetinho
--- E se chover!? – Preocupada
Dalva
--- Ainda chove, hoje! - - relatou.


Nenhum comentário:

Postar um comentário