sábado, 2 de setembro de 2017

GRANDES DEUSES - 31 -

GRANDE LOJA
31
MESTRES 

Janilce sorriu desvairada. Ela sabia que homens preferiam mulheres atraentes do lado de fora da casa, pelo menos à tarde, no seu fim do dia. Por isso, Janilce fez de conta que não sabia e largou sua pilheria. Criada no século XII a Ordem do Templo acompanhava os Cruzados até Jerusalém. Mas, depois da guerra sagrada os Cavaleiros Templários foram acusados de todo tipo de crime pelo Papa e pelo Rei da França. Finalmente, o Rei Felipe, o Belo, mandou prender a todos e queima-los vivos. Desde aquela época existe um Tesouro Templário.
Janilce
--- Os Cavaleiros Templário! Que inventou isso? - - quis saber
Marilu
--- Quem inventou, não. Foi um maçom famoso que escreveu essa história. Chevalier Hamster. Esse foi o homem, o Orador da Grande Loja da França. Ele preparava as palestras dadas aos Maçons. Ele era escocês. Fugiu das Guerras Religiosas em seu país e buscou exilio na França.
Janilce
--- Um escocês-francês. Interessante! Um sábio! - - disse a moça
Marilu
--- Pode ter sido. E eis a nossa história real. Em 1736, ele proferiu um discurso em uma Loja de Paris, quando afirmou que os Maçons são descendentes dos Cavaleiros Templários. O interessante é os Maçons adotaram o nome d São João Batista em todos os países.
Janilce
--- João Batista? O da fogueira? O que batizou Jesus? - - indagou
Marilu.
--- Isso. João Batista. Ele é o Patrono dos Temos. Tanto é que um Maçom, ele diz, ao entrar em uma Loja. “Vim da Loja de São João”. Muitos acreditam em um outro Santo. Mas puro engano. É São João Batista. - - falou com austeridade.
Janilce
---- Ah. Por isso não há sessão nos dias de São João Batista, nas Lojas? - - indagou
Marilu
--- É por isso. Agora, tem lojas que desconhecem o fato e mistura coisa com coisa. Agora, a história que ele contou existiu somente na sua imaginação. O mesmo se aplica a todas as outras tradições exotéricas com as quais a Maçonaria foi conectada.
Janilce
--- Interessante! Tem maçom que não sabe disso? Por que? - - indagou
Marilu
--- Porque não leem. Maçonaria é estudo. Ou você ou fica como bosta n’água. Nunca ficam sabendo da Verdade. A Maçonaria foi fundada com seus graus básicos e muitas pessoas de meio acharam que aquilo era muito divertido. “AH Os Cavaleiros Templários! Isso deve ser “bacana””. O Santo Graal. Isso foi tudo proclamando por Andrews. A Maçonaria tomou por empréstimo elementos de muitos lugares. A Loja tomou por transferência os Simbolismos Religiosos.
Janilce
--- Você já é da Maçonaria? - - perguntou
Marilu
--- Eu não sei nem como se entra em uma Loja. Agora, eu estudo. Até agora a Maçonaria é uma sociedade de homens! Tanto é que eles dizem: “Puros e de Bons Costumes”.
Janilce
---- Mas se ela não veio dos Cavaleiros Templários, de onde ela veio? - -
Marilu
--- As ferramentas simbólicas usadas pelos Maçons, como o esquadro e o compasso, eram usadas pelos construtores das Catedrais. Seria os construtores da Idade Média os ancestrais dos Maçons Modernos?  Quando uma Igreja era construída eram necessários muitos operários. Então, esses construtores costumavam viajar longas distancias. Isso lhes deram uma ideia de ser preciso uma coisa a parte.
Janilce
--- Quer dizer que esses construtores formavam uma corporação sólida?
Marilu
--- Sim. Durante muito tempo eles mantiveram suas tradições e rituais próprios. Mesmo que fosse o local de uma construção da referida Catedral ser imenso e a construção durar dezenas de anos.
Janilce
--- Hoje, ser Catedral de verdade não parece de uma velha praça. E nem praça mais poderá ser. Apenas uns tobogãs.
Marilu
--- Bem. Na face norte do edifício, os construtores erguiam um abrigo de madeira que, por dezenas de anos, permanecia no local até o fim do trabalho. Eles o chamavam de “Loja”. Toda atividade do local centralizava-se neste lugar. Quando a noite caía os construtores guardavam suas ferramentas e praticavam seus rituais; como doa boas-vindas a profissão para um jovem aprendiz.
Janilce
--- Assim começava o trabalho em uma Loja maçônica ou de pedreiros? - - perguntou
Marilu
--- Sim. Rituais que eram organizados em torno da leitura de fatos históricos lendários. Os manuscritos que eram lidos nas lojas são conhecidos como “antigos encargos”. Basicamente eles levavam a história e os mitos que se consideravam maçons ou pedreiros, destacando a descendência que eles eram de uma decência nobre. Que eles são os mestres da Geometria. –
Janilce
--- Por que geometria? - - quis saber
Marilu
--- Era a formula da matemática. Hoje em dia se aplica a geometria. Os antigos encargos dos construtores da Idade Média eram tipicamente ingleses. Alguns destes testos sobreviveram ao longo dos séculos. Um deles está preservado na Biblioteca da Grande Loja da Inglaterra. Ele remonta a 1.588 anos depois de Cristo.
Janilce
--- Será que essas Lojas da Idade Média sobreviveram até 24 de junho de 1.717? –
Marilu
--- Não havia Lojas Operativas abertas na Inglaterra! E ela teve início em 24 de junho de 1.717, em Londres. Dia consagrado a São João Batista. Foi na taverna The Goose and Gridiron (O Ganso e a Grelha) que quatro grupos de homens decidiram se reunir e criar, junto, o que chamaram de Grande Loja.  
Janilce
--- Estupendo. Por que as mulheres não participam? –
Marilu
--- Segredo. Você sabe o que é segredo? O padre que te confessa pode dizer a outro o que te confessou? - -
Janilce
--- Acho que não! Pelo menos é o que se chama “segredo da confissão! - - ficou séria
Marilu
--- Então! O pastor James Anderson releu o evento de fundação porque pela primeira vez uma Grande Loja foi criada e estabelecida como Maçonaria Operativa Organizada. Mas, nenhum documento sobreviveu. Tudo foi reconstituído 20 anos depois
Janilce
--- E depois? –
Marilu
--- Depois? Não. Antes. A fraternidade é muito difundida na Europa, desde o século 11. Na Idade Média a vida era muito difícil. Não havia sistema de auxilio social. No início do século 18 a ideia de apoio mutuo já não era mais suficiente para reunir as pessoas. Precisou-se de forças nobres, de forma especial as lojas sociais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário