sábado, 16 de setembro de 2017

GRANDES DEUSES - 48 -

UNIVERSOS 
48
OUTROS UNIVERSOS
Um dia depois, quando tudo se acalmou, Kátia chegou logo cedo ao Jornal onde já havia outras pessoas, apesar de ser hora matutina. Mesmo assim, a moça pediu desculpas por chegar com atraso a olhar o seu relógio de pulso. Eram sete horas em ponto. As fotos do dia passado estavam despejadas em uma bandeja de alumínio porta no balcão perto da máquina de teletipo. Um ensurdecedor barulho fazia o teletipo quando alguém entrava no seu departamento. Eugenio era o único a chegar por parte da manhã muito cedo. Baixo, um pouco gordo, ele não falava para ninguém. Tinha o costume de assobiar de quando em quando. Era assim o seu habito. Kátia observou as fotos e as deixou, solitárias. Buscou, então falar com Telma.
Kátia
--- Novidades? - - indagou
Telma
--- Você vai buscar informações sobre o Universo! - - relatou
Kátia
--- O que? Onde? Ai meu Deus. - - sem desculpas
Telma
--- Na Universidade. Está havendo um encontro de Cientistas. Sispa! - - sorriu
A moça colheu uns papeis, bebeu água e gritou por Canindé.
Kátia
--- Canindé!!! Vamos em bora!!! - - e então saiu
Kátia chegou a Universidade quanto estava começado o seminário de estudos de outros mundos além do nosso. Ela ouviu o primeiro comentário.
Professor
--- Pode existir outros Mundos por aí. Universos brotando de outros Universos onde pode existir uma cópia do nosso sistema solar, da nossa Terra e de cada um de nós. Onde tudo pode ser tudo muito igual.  Mas, onde estão esses outros Universos? Por que não podemos vê-los? - -
Expositor
--- Porque estamos em dimensões diferentes.
Professor
--- Isto pode ser verdade?
Expositor
--- Se existirem em outras dimensões de um certo tamanho e forma esse experimento irá encontra-los. –
Professor
--- A pergunta não é “se elas existem”. Mas sim se existem uma, duas, três ou quatro tipos diferentes delas. –
Pesquisador
--- Esse fato sensacional significa que o Universo está em um mar de Universos Paralelos. –
Professor
--- Imagine outro mundo. Um Universos diferente com um sistema solar e um planeta exatamente como o nosso. Nesta Terra paralela vive uma cópia exata de você. Você poderia vivendo exatamente a mesma vida, mas em outro Universo. Agora, imagine o Universo totalmente separado onde você poderia estar vivendo uma vida um pouco diferente ao mesmo tempo em que vive esta vida. Pode parecer fantástico, incrível e impossível. Mas, pode haver muitos outros Universos por aí. E agora se tem como comprovar isto. Nós estamos experimentando um choque especial. Nossa visão de Mundo foi modificada com a descoberta de que podem haver, sim, Universos Paralelos. –
Pesquisador
--- É uma ideia assombrosa a de que pode haver réplicas exatas de quem nós somos na vastidão do espaço.
Expositor
--- Este assunto de Universos Paralelos está na cultura popular. Todo mundo pesa nisso todo dia. Mas, geralmente em termos de ficção. Uma das coisas interessantes é que a ciência, hoje, está tentando ver se os Universos Paralelos são uma realidade física.
Professor
--- Novas descobertas incríveis sobre o tamanho real do Universo parecem indicar que tudo o que vemos não é tudo que existe. Nós, humanos, parecemos com uma avestruz com a cabeça na areia só porque não podemos ver alguma coisa que não está em mim. Agora nós sabemos que há bilhões de outras galáxias no meio do Mundo. Notavelmente pode haver quatro tipos de Universos Paralelos. Um tipo poderia existir no mesmo espaço exato em que estamos. Mas fica tão distante que não podemos vê-lo ou alcança-lo. Em outros cenários, múltiplos Universos existiriam em gigantescas bolhas cósmicas à deriva no mar cósmico de bolhas gigantes. Pesquisas revolucionárias mudaram toda a paisagem. Dados do espaço cósmico esperam uma nova visão da cosmologia e dados do satélite indicam poder haver Universos Paralelos. Em uma outra hipótese, muitos Universos Paralelos ocupam o espaço e tempo que o nosso Universo. Mas, como estão em dimensões diferentes, são invisíveis. Em outra hipótese, todas as leis da física são diferentes. Então, tudo parece completamente diferente.
Expositor
--- Para manter as coisas simples os físicos dividiram os Universos Paralelos em níveis diferentes. O Universo Paralelo nível um, é baseado no Universo que é infinito em tamanho. Ele está incrivelmente distante. É uma distância tão absurda que nem podemos ver.
Professor
--- Mas, realmente o Universo é infinito? Uma nova teoria chamada Inflação Cósmica diz que é. A teoria da Inflação explica como o nosso Universo se expandiu de modo repentino e maciço após sua criação. Na verdade, o espaço não é grande ou imenso. Ele é realmente infinito. Ele não acaba. Isso significa que não apenas um, dois, três, mas muitas outras regiões infinitas no espaço, tão grande quanto o nosso Universo. Mesmo o Universo que conhecemos é um espaço extraordinário. Quando voamos no espaço galáctico, tudo o que se está vendo contém uma galáxia que possui centenas de milhões de estrelas com sistemas solares ao seu redor. Esta ideia radical está gerando uma definição totalmente diferente dos cosmos.
Expositor
--- Mas, agora, uma ferramenta nova, a Sonda Isotrópica de Micro-ondas está mudando tudo. As imagens impressionantes revelam a verdadeira forma do Universo. Temos fotos do bebê do Universo. Como ele era quando tinha 400 mil anos de idade. Estamos olhando tão para trás, no tempo, que as galáxias não tinham sido formadas. Só havia gás difuso letal que se transformou em galáxias e suas estrelas. Hoje temos a certeza de que o Universo é chato. Há outros tipos de Universos paralelos ainda mais surpreendentes. Um Universo Paralelo tipo Dois formando de bolhas cósmicas, gigantescas que flutuam no hiperespaço. Cada bolha independente tem dentro dela formado um Universo inteiro.
Professor
--- A pergunta é: nós todos vivemos em uma bolha cósmica? Se a ideia sensacional do Universo Paralelo Tipo Dois estiver certa, então a verdadeira natureza do Cosmo pode mesmo ser mais surpreendente do que se imagina. Nosso universo flutua em um oceano agitado de outras superbolsas onde elas podem colidir e gerar irmãos e irmãs de Universos. Isso acontece o tempo todo. Os Universos estão inflado e estourado, gerando esses Universos imensos. É dinâmico. Universos sendo criados do nada. Universos brotando de outros Universos. Todas juntas, as bolhas criando um novo Universo. E dentro deles há números infinitos de Universos Paralelos. Todos eles estão no mesmo espaço e regiões diferentes que se chamam de Universos Paralelos.
Expositor
--- Na calamidade surge a existência. O que se chama de multiverso é melhor entendido como uma arvore com uma estrutura fractal onde se tem uma região no espaço, se expandindo e se espiralando para outras regiões do Cosmo. E outros Universos podem brotar desses. Existe esse Universo eternamente caótico de Universos brotando de seus antecessores. Do conjunto infinito de Universo nesse multiverso.
Professor
--- O verdadeiro termo para esse processo monumental é Nucleação de Bolha. Uma área de bolha se expande ao redor criando uma região de espaço onde vai acabar formando galáxias, estrelas, planetas e até pessoas como nós. Somos as Crianças da Bolha. Por que procurar esses Universos Paralelos que não podemos tocar. Porque eles possuem o segredo dos segredos. Eles possuem o segredo de tudo que existe. Pela primeira vez podemos imaginar de onde veio o nosso Universo. Talvez o nosso Universo tenha começado a existir colidindo com outro Universo Paralelo. Talvez tenha brotado de outro Universo. Esse são exatamente os temas da pesquisa moderna. Da física antes a gente.
Uma salva de palmas encheu o auditório.              

Nenhum comentário:

Postar um comentário