terça-feira, 11 de julho de 2017

SALÉSIA - 09 -

- UMBANDA -
- 09 -
VIAGEM -

Fazer viagem ao passado era negócio singular. Para quem já fez uma dessas, como Salésia, era então, emocionante. Poder rever casos misteriosos, experimentar comidas saborosas, ter em suas mãos quantias estranhas em moedas que ela jamais tinha visto. Caminhar montadas em animais, como burros, tomar banho de chuva em um cercado e não ter como evitar. Era demais para uma virgem. Caminhar à noitinha era como se fosse morar em um sitio ao longo de uma vereda a deixava embevecida. Mesmo fazer tudo isso, não seria possível por apenas uma pessoa como Salésia. Por isso, ela indagou de Julia se isso era possível uma vez que Salésia voltou uma vez a um tempo remoto.
Salésia
--- Você me contou um fato que viveu por certo tempo em uma cidade. Em qual cidade? - -
Julia
--- No sonho? Parece que foi em Salvador. Uma cidade bem antiga. Bahia, propriamente dito. Mas, ao que parece, eu era uma escrava. Quem sabe mais é dona Bonina, uma curandeira de origem africana. Queres ir lá? - - quis saber
Salésia
--- Em sua casa? Ela reside aonde? - -
Julia
--- Reside no Carrasco. Ela tem um terreiro onde reside. Casinha simples. Quem chega lá, parece que está no interior. Eu tinha 12 anos e fui com minha mãe. Ela é quem conhece Bonina, a anciã. Já este bem velha. - -
Salésia
--- E ela recebe qualquer um? - -
Julia
--- Recebe. E tem a filha de seus 60 anos. Netos. Muitas pessoas vão procurar conselhos com a velha Bonina. Eu estive lá recentemente. Esse ano ainda. Eu sempre vou tomar uns passes com Bonina. Ela fala mansa, já um pouco trêmula. Usa saia rendada como se usava na sua terra.
Salésia
--- Ela nasceu aqui, no Brasil? - -
Julia
--- Creio que sim. Mas a família era de escravos. Chegaram de Angola em navios negreiros. Bonina se diz “sacerdotisa”. Mas dá pouca crença a quem duvida de suas bênçãos.
Salésia
--- Eu posso ir com você? Só para ter a benção! –
Julia
--- Podemos. Que tal amanhã? Vou chamar a minha mãe. Elas são amigas, por sinal! - - sorriu
Passada as horas, conversas triviais, vidas passadas e tudo o que se lembrava Salésia. Já quase seis horas da tarde, e as duas resolveram sair para se encontrar mais tarde. No meio do caminho, Salésia cruzou com um ancião não tanto conhecido. Apenas o conhecera quando foi a bodega e ele já estava saindo. Dessa vez, o laço foi mais próximo. Ele, já bastante idoso, se acercou da moça e disse apenas:
Ancião
--- Não fale nada de suas vidas passadas. Nem que morreu degolada. - - falou murmurando
Salésia ficou atônita, pois o velho nem conhecia a moça. E falar em Maria Antonieta, da França, não era prudente para a moça. Talvez alguém contou ao velho esse incidente. E ela indagou.
Salésia
--- Quem é o senhor, meu velho? - - alucinada
Ancião
--- Apenas um velho. - - respondeu e saiu trôpego
Maria Antônia nascera em Viena, em 1755, foi arquiduquesa da Áustria e Rainha da França, filha de Francisco I do Sacro Império Romano e findou casando com Luis XVI. Ela era detestada pela Corte que a chamava de “cadela” e do próprio povo que a acusava de perdulária. Em 1793, Maria Antonieta foi julgada e condenada por traição, tendo sido guilhotinada. Após a severa morte de Antonieta começou a Revolução Francesa.
No dia seguinte, as três horas da tarde, as três pessoas, Salésia, Julia e Lindalva, mãe de Julia, embarcaram em um auto de aluguel, seguindo para o destino apontado pela mulher. Com todos os catabirros existentes, elas, enfim, chegaram ao Carrasco após tenebrosa aventura. A velha residência de dona Bonina estava mais velha, quase caindo. Os filhos não davam a menor importância aquela tapera. Por vezes, um homem fazia retoques nas paredes enquanto de outros que chamavam de pedreiros, vinham e faziam uns rebocos para evitar uma queda a qualquer instante. Na tenda, no lado do quintal, o caso era bem melhor uma vez que os participantes das festas de Umbanda faziam de tudo para organizar o melhor possível.  Ao entrar pelo lado de fora do casebre, as três pessoas foram encontra no espaço ao lado a senhora Bonina, uma mulher já idosa e de cor mulata. Por lá, muita gente e dona Lindalva foi a benção a Guia do terreiro, Bonina.
Lindalva se ajoelhou e lhe pediu a benção falando por certo.
Lindalva
--- Lembra-se de mim, mão Bonina? - - e sorriu
Mãe Bonina, muito gorda, de cor negra, sorri contente respondendo.
Bonina
--- Claro, minha filha. Eu não esqueço nunca das minhas médiuns. –
Lindalva
--- Eu venho hoje trazendo uma nova filha para a senhora abençoar! - - dizendo isso, chamou a moça Salésia
Salésia
--- Sua benção, minha mãe! - - curvando a cabeça.
Bonina
--- Menina, por onde andavas? Há quanto tempo! Pelo visto perdestes a cabeça. - -sorriu
A moça nem sabia o que responder. E um Guardião se aproximou a bendita moça e falou em seu lugar   
Guardião
---A moça quer somente a sua benção minha mão Bonina. – e se envergou de mãos postas
Bonina
--- Eu sei. Eu sei. Quem pode negar uma benção a uma Rainha? Ela te abençoou, minha irmã. Tome maior cuidado de agora em diante. Veja os nomes que te cercam. Nunca se diz sim quando tem dúvidas. Levante-se e vá em paz. - - sorriu arrastado
Guardião
--- Quem é essa irmã, minha mãe? - - perguntou
Bonina
--- Ela? É uma Rainha. - - relatou cheia de graça.
Salésia se soergueu e se afastou com todo o respeito, sempre curvada e de mãos postas.
Após abençoar a todos, Bonina quis falar apenas com Salésia bem ao longe. E disse-lhe algo medonho que a moça desconhecia por completo e nunca dissera a alguém.
Salésia
--- Conte-me por favor a vossa lição. - - falou baixinho
Bonina
--- Eu não sei quando vou morrer. Isso, ninguém sabe. Porém eu posso falar por sua vontade. Eu tenho a informação de meus irmãos de fé ter sido você a Rainha da França no século XVI e foi sentenciada a morte anos depois. O teu nome era bem outro. Agora, quando viestes, o teu pai resolveu trocar de nome. De Antônia passou a ser chamada de Salésia, nome cristão que vem de Sales, uma Ordem instituída por um doutor da Igreja.
Salésia
--- Com a senhora sabe te tudo isso? - - perguntou alucinada
Bonina
--- Minha amada, tudo da vida a gente sabe. Tudo. E tu já sabias desse nome. - -

Nenhum comentário:

Postar um comentário