quarta-feira, 12 de julho de 2017

SALÉSIA - 10 -

IGREJA
10
À NOITE -

Quando chegou a noite Salésia voltara da casa da Bonina. Ela, Julia e a mãe da amiga de Salésia, senhora Lindalva, amiga há algum tempo da Guia Bonina. A despedia foi rápida com Salésia a entrar em sua casa onde já estava seu pai, Moises, e sua mãe, Laura. Após as obrigações rotineiras de Salésia, como inclusive o jantar, diante de todos informes do futebol dados pelo rádio e ouvidos por Moises veio então a pergunta da moça como num ímpeto
Salésia
--- Meu pai. Desculpe-me por perguntar. Esse nome meu é Salésia mesmo? - -quis saber
Moises
--- Sim. O frade que botou. É uma instituição religiosa. Em Natal tem várias. O colégio Salesiano, por exemplo, do padre dom João Bosco. Salésia era uma Irmã religiosa. Qual a dúvida? - -
Salésia
--- Nem uma. Só queria saber. Mas, o senhor disse que foi um frade que me batizou? - -
Moises
--- Sim. Um frade. Aliás, ele era um Frade, mas me disse que podia batizar porque o Papa o ordenou como Padre. Era Frade, mas secularizado. Então era padre ao mesmo tempo.
Salésia
--- E ele era do Convento Santo Antônio? –
Moises
--- Sim. Era. Mas por que as dúvidas? –
Salésia
--- Não é dúvidas. Somente quero saber. Esse Padre, como era seu nome? –
Moises
--- Lá vem você. Mas de vinte anos passado e e eu vou me lembrar? Eu nem perguntei ao homem nesse tempo.
Laura
--- O Padre disse ser Miguel quando você quis saber do homem, para pagar o batizado. E ele nem recebeu. Você deu a um menino como ajuda aos mendigos, ora! - - responde a mulher
Salésia
--- E o meu pai nem voltou a Convento de outra vez? - -
Laura
--- Sei lá. Ele vive do trabalho para casa quando não pega uma mundana! - - falou malcriada 
Moises
--- Que mundana que nada! Você já viu quando eu saio para o trabalho? - - arrogante
Salésia ficou a pensar com um dedo na boca.
Salésia
--- Sei não. Padre Miguel? - -
Moises
--- Pois é. Como Francisco, José, Antônio, Daniel. Tudo é nome. - - bafejou
Então Salésia saiu para se encontrar com Julia, sua amiga. Conversa vai, conversa vem e a moça chegou no ponto chave: saber quem foi o Padre Miguel, o Frade que a batizou há 24 anos passados. Ela colocou no sentido de querer descobrir o seu passado. E começaria pela Igreja. Por isso, combinou com a amiga em ir ao Converto para saber se esteve naquela Igreja algum frade por nome de Miguel. Para isso, ela acertou com a amiga Julia em ir no dia seguinte pela manhã ver no livro de data quem foi esse frade.
A manhã até parece rápido. Salésia e Julia seguiram para o Convento Santo Antônio, a popular Igreja do Galo por ter em cima um galo de metal onde figura um para-raios, naturalmente. Sem olhar para o galo, Salésia entrou no portão ao lado, seguida de Julia, sua amiga e companheira. Logo que chamou, chegou um Frade a lhe perguntar.
Frade
--- Pois não. Que deseja? –
Salésia disse então estar à procura do livro de datas existente no convento para saber quem foi o Padre Miguel, que a batizou 24 anos antes. O Frade pediu as informações necessárias e a moça forneceu a data exata, o nascimento, local, pai, mão e padrinhos e explicou então a razão da pesquisa para o seu próprio saber. O Frade pegou as anotações e disse a moça que esperasse alguns dias – dois ou três – que ele faria a busca pormenorizada. Com isso agradeceu e fechou a portinha de acesso. Salésia saiu com sua amiga e entraram ambas no Templo religioso para agradecer ao Santo Antônio pelo o pedido feito.
À tarde, as amigas estavam a trabalhar nos Correios onde conversavam sobre o tal pedido. Por um motivo ou outro, Julia notou a presença de um Frade relativamente magro, de estatura mediana e rosto seco. O Frade veio até ao balcão e indagou se era Salésia a moça que procurou pela manhã, o Padre Miguel. E a moça disse sim.
Frade
--- Eu tenho um recado para a senhora. O doutor Melquiades, médico, pede o seu favor de procura-lo em sua residencia na Rua da Conceição, próximo a Catedral da Apresentação. Uma casa de esquina. Deixado o recado. - - e saiu bastante ligeiro.
Julia
--- Eu sou Julia. Quem procura é Salésia! - - gritou a moça, espantada
Salésia estava em outro balcão no instante e só teve tempo de ouvir o final da conversa de Frade. Nesse momento, Julia correu para fora a procura do Frade. Olhou para um lado e outro e não viu viva alma.
Julia
--- Que frade mais maluco! - - relatou a moça com a mão nos seios.
E Salésia chegou apressada a perguntar
Salésia
--- Que o frade queria? - - perguntou espantada
Julia
--- Um recado para você. E ele pensou que você era eu. - - desatenta
Salésia indagou sobre o que disse o Frade e Julia relatou tudo o que ouvira naquele instante.
Salésia
--- Foi o que ele disse? Então eu vou logo que sair da repartição. - - apressada
Julia
--- E ele nem disse o horário. - -
Salésia
--- Não tem importância. Eu vou logo que sair do expediente. - - declarou
As seis horas da tarde, Salésia e Julia estavam em frente à casa de esquina a procura da residencia do Doutor Melquiades. Bateu à porta e indagou se ali morava um médico da cidade por nome de Melquiades. E recebeu a resposta
Alice
--- Melquiades era o meu avô. Faz alguns anos que ele morreu. O que você quer? –
Salésia
--- Morreu? Ora essa! Eu recebi um recado de que ele queria falar comigo. - - assustada
Alice
--- Pois é. Eu lamento. Era um médico de grande procura. Mas, o destino quis que ele tinha idade demais. Vô Melquiades estava com seus 80 anos de vida. Uma pena! Quem foi dizer tal brincadeira desastrosa?  -
Julia
--- Foi a mim. E deu o nome e endereço, tudo detalhado. –
Alice
--- Frade? Ele nem gostada de Frades. Os chama de mentecaptos! Ora essa! - -
Salésia
--- Meu Deus do Céu! E agora? - - perguntou estarrecida

Nenhum comentário:

Postar um comentário