terça-feira, 6 de outubro de 2015

LUTA ARMADA - 44 -

- TANQUE -
- 44 -
RETORNO -
Em poucos momentos entrou nos aposentos de Iris Fernandes a sua amiga Moema Rabelo, totalmente despenteada com uma escova a puxar os cabelos levando uns folhetos e de imediato indagou o que estava a ver no computador àquela hora tardia da noite. De repente, a virgem tomou um susto quase a desmaiar de medo. Em seguida, declarou estar vendo uma entrevista com um deputado federal do Brasil. Algo de novo pensou de um momento.
Moema                                
--- Quem é o gajo? - - indagou
Isis
--- Disse ele ser Jair Bolsonaro. Não o conheço. - -
Moema
--- Ah. Eu sei quem é. É ainda moço. Mas tem muito tempo de deputado. - -
Isis
--- Parece. Tem muitos eleitores. - -
Moema
--- E tem muito besta. De quatro em quatro anos ele surge com igual cantilena. - -
Isis
--- Ele foi processado, mas se salvou. Um negócio com gay. - -
Moema
--- Ele não quer nem ouvir falar nas “bichas”. – - e gargalhou.
Isis
--- Parece. Está no começo. Tem muito para falar. -- - e sorriu sem franqueza.
Moema
--- Com certeza ele falou na ação dos Guararapes? E da morte o vice-almirante Nelson Gomes Fernandes e do secretário de imprensa Edson de Carvalho? - - quis saber.
Isis
--- Não. Falou no atentado dos Guararapes. - - respondeu a moça.
Moema
--- Mas ele sabe. Foi a maior tolice do movimento de Esquerda. Porém, antes da bomba houve manifestações no Rio, Paraná e Minas. - -
Isis
--- Certo. Ele vai falar. Espere. - -
E Iris Fernandes voltou a escutar o dizer de Jair Bolsonaro.
Bolsonaro
--- O pessoal do Araguaia foi morto e disseram os guerrilheiros que foi ato do Governo. Nós temos 60 mil mortes no Brasil, atualmente. A maioria, jovens. - -
Entrevistadora
--- Mas o senhor aprecia o momento atual de democracia e de liberdade, de poder votar no Brasil? - - indagou
Bolsonaro
--- A imprensa é livre, atualmente? Por que nenhum jornal deu uma linha quando arquivado meu processo no caso de Preta Gil? Eu fui massacrado pela mídia por alguns meses durante o processo de Preta Gil. Foram Luciano Huck, Ricardo Boechat, da Band News. Era todo dia paulada em mim. Racista e Hemofóbico. Isso dói. Pesa. Racista e Hemofóbico! Não dou bola para isso. - -
Entrevistadora
--- Mas racismo é crime.  - -
Bolsonaro
--- Racismo é, mas, infelizmente isso é pelo Governo do PT. Ele adora os governos de Cuba, os africanos aqui, as ditaduras, alguns países do Oriente Médio. Mas no oriente medo é o contrário. O gay é condenado à morte. Agora, aqui, não se quer criminalizar a heterofobia. A minha briga não é com homossexuais. É com o material escolar. - -
Moema
--- Bosta! Esse deputado é uma bosta. Ele que apenas aparecer. Certo que eu sou contra essas atitudes de homem com homem. Mulher com mulher. Mas, cadernos, livros e outros mais, eu não estou nem um pouco preocupada. O MEC é quem deve proceder. –
Isis
--- E o que tem os livros? - - quis saber
Moema
--- Ele está falando de uns livros escolares que surgiram com dois meninos se beijando. Mas, ele defende também policiais que espancam quem não é criminoso. Ele quer aparecer, apenas. ---
Isis
--- Eu nunca vi desses livros! E tem? - - indagou
Moema
--- Ele é quem diz. Sei lá. Mas importante é a entrevista com Vera Magalhães. - -
Isis
--- Eu vi. Também acho. - -
Moema
--- Veja a continuação. - -
Isis
--- O Golpe dentro do Golpe? Vou verificar. - - disse impaciente
E foi teclado o computado até chegar na cena da Vera Magalhães.
Vera
--- Sobe o Garrastazu Médici e aí a porrada comeu. Eu sempre fui comunista. Nunca mudei e nunca sai dela. Em 69, antes do sequestro do Embaixador americano houve a modificação dos estatutos escrita por mim e por Franklin Martins. - -
Isis
--- Ela falou ter mudado os estatutos do partido. - - olhou pasma para Moema
Moema
--- Pois é. Veja a continuação. - -
Vera
--- Franklin Martins era o presidente do DCE da UFRJ em 1968. Aderiu à luta armada após a edição do AI-5. Passou dez anos entre o exílio e a clandestinidade. Voltou definitivamente ao Brasil em 1977. Com a Anistia, retomou a carreira de jornalista iniciada aos 15 anos. Hoje é comentarista político da Rede Globo. Nós éramos bem esquerdistas dentro da organização. - -
Isis
--- E ela teve coragem de voltar ao Brasil? – - perguntou espantada.
Moema
--- Foi declarada a Anistia. Ou seja. Ninguém mais era suspeita de coisa alguma. Hoje, eu vejo o MST ocupando terras de fazendeiros se dizendo ser gente sem-terra. - -  
Isis
--- E eles são mesmo? – - perguntou extasiada.
Moema
--- Duvido muito. - -



Nenhum comentário:

Postar um comentário