sexta-feira, 16 de junho de 2017

SONHOS DE MARILU - 39 -

- MONASTÉRIO -
- 39 -
MONASTÉRIOS -

À noite daquele dia Marilu já havia jantado e em seguida foi à cama onde agarrou o livro ainda pensando no que se deu pelo final da manhã quando dois valentões brigavam à fogo e a sangue sendo que ela nem sabia porque a inútil causa. Lembrou-se, apenas das facas nas mãos agigantadas a empunhar as armas. Duas peixeiras. Era morte certa para um ou para ambos se chegasse a Polícia para desapartar a contenda, na hora. E a briga terminou quando os dois brigões chegaram à chefatura. Um, para um lado e outro, para bem longe. Se não brigassem de novo, estava tudo bem. E, então pensado na guerra dos arruaceiros, ela, a mocinha suspirou. E agora era ler e pronto.
Livro:
Os Monastérios do Leste na fronteira com o mundo muçulmano haviam preservado textos antigos, dos gregos e dos ocultistas. Estudando-os por curiosidade, os Cruzados retornavam, levando um grande número desses documentos de volta a Europa. Esse conhecimento começou a vazar. Pequenas coisas, enfim, foram sendo encontradas nos Monastérios. Uma estrutura química isso ali. Então, circularam rumores de que tinha havido um aprendizado muito maior no passado.
Marilu
--- Olhe! Eu bem que suspeitei. - - murmurou.
Livro:
A redescoberta alimentou o renascimento cultural extraordinário. Esse é o ponto em que as pessoas começaram a perceber ter os antigos muita sabedoria. Então, surge uma nova reverencia pelas tradições egípcias, gregas, romanas e hebraicas. As pessoas querem entender os segredos dos antigos (povos). A renascença trouxe um novo espirito de aprendizado e informação, querendo entender os segredos dos antigos e academias se espalharam por toda a Europa. A mais proveitosa veio no século 15, fundada na Itália. Uma coleção de documentos de autoria creditada a um misterioso Mago egípcio chamado Hermes Trimegisto. Os livros, eram uma série de diálogos onde o Deus Hermes transmitia segredo do Universo.
Marilu
--- Eu já ouvi essa história, não sei aonde! - -
Livro:
Um dos documentos era uma pequena peça chamada Tabua Esmeralda que se tornou a Bíblia dos Ocultistas renascentistas. Nessa tábua estava escrito “Assim no Céu como na Terra” porque havia essa ideia de que o papel do Universo. Esse era o ensinamento das primeiras escolas de mistérios de que os seres humanos possuem uma natureza divina. O Hermético fascinou os acadêmicos renascentistas e resgatou o Ocultismo.
Marilu
--- Não entende muito bem! - - desconfiada.
Livro
A descoberta do Hermético durante a renascença criou por fim, uma nova geração de Ocultistas. Eles procuravam enfim, combinar religião, ciência e magia, uma perigosa empreitada numa sociedade regida pelo cristianismo. John Dee arriscaria sua vida para estudar tais lições. Ele, enfim, foi um gigante. John Dee foi a encarnação de um ideal de um ser iluminado. De um ser que teve a compreensão espiritual, de seu papel e de missão de vida. E era dotado de uma inteligência superior. Mas ele também era um Ocultista, um Feiticeiro, um Astrólogo chegando a ser um astrólogo pessoal da Corte da Rainha Elizabeth.
Marilu
--- Até assim eu sou! - - encolheu a boca.
Livro
Quando a Rainha Elizabeth assumiu o Trono da Inglaterra, em 1558, ela nomeou Dee astrólogo da Corte. Mas sua influência foi muito além dessa posição. O famoso mago da Inglaterra também era um espião da Rainha. Ele se envolvia em intrigas políticas. Ele era um aliado de confiança da Rainha. Mas também trabalhava nos bastidores em toda a Europa para ajudar a diminuir o poder da Igreja Católica e colocar o poder da Igreja Protestante em seu lugar.
Marilu
--- Jogo de interesses! - - torceu a boca.
Livro
Desse modo, a Rainha Elizabeth legitimou oficialmente a Ciência Oculta mais significativa na renascença: a alquimia. Os alquimistas tinham suas metas: curar doenças e transformar metais básicos em ouro. Eles acreditavam que obteriam sucesso ao encontrar a pedra filosofal, um agente místico que também levariam os alquimistas a elevado estado de consciência. Era uma abordagem para entender como o mundo físico trabalha. A prática da alquimia foi a precursora da Química Moderna.
Marilu
--- Interessante! Por que não me ensinaram? - - abusada
Livro
A alquimia já existia desde os antigos egípcios. Mas nas mãos dos cientistas renascentistas atingiu outros patamares. Tudo o que se faz, hoje, na ciência moderna, foi desenvolvido pelos alquimistas. Técnicas de laboratório eram parte da tradição alquímica. A observação de resultados e o método cientifico são filhos da alquimia. Os alquimistas estavam na vanguarda da ciência. Eles descobriram o fósforo, o zinco, a destilação do álcool, a natureza microscópica das doenças. Eles foram os primeiros a entender como o sangue circula no corpo. A Igreja via seus experimentos heterodoxos e avanços científicos com suspeitas crescentes.
Marilu
--- Eu vi um filme que mostrava esse negócio do sangue! - - comentou em silêncio.
Livro
A Igreja pregava que a pessoa não podia acelerar a criação de Deus sem recorrer aos Demônios. À parte do seu trabalho com Alquimia, a verdadeira paixão de Dee ao Ocultismo era a Adivinhação. Ele acreditava que podia aplicar métodos científicos para se comunicar com seres sobrenaturais. A obsessão de Dee por contatar anjos teria consequências desastrosas. A arte de manipular objetos como ossos, cartas de tarô eram do leste muçulmano século 14 e se tornaram o método popular de tradição.
Marilu
--- Isso não tem nada a ver com o Demônio? - - quis saber perguntando a si mesma.
Livro
Mas Dee costumava chamar o método de Cristalomancia. Confiava na Bola de Cristal para visualizar informações sobrenaturais. A Cristalomancia é uma técnica muito antiga. Usa-se Vidros, Espelhos, reflexo da Água. Tudo o que tem uma superfície refletora. Tenta-se ver não apenas as coisas materiais, mas as coisas espirituais, também. Um dia surgiu um jovem chamado Edward Kelley com talento para ver o mundo das sombras. Nesse ponto, Kelley mostrava capaz de ver através de um cristal de ametista, descrevendo o que podia vislumbrar. Kelley então, começou a receber mensagens dos Anjos que lhes falava numa linguagem chamada Oceânica. O livro bíblico perdido de Enochian. Essas transmissões são exemplo da prática mediúnica.
Marilu
--- Quero ver agora! - - apostou na causa.
Livro
John Dee e Kelley viajaram pela Europa para divulgar as suas descobertas bem quando a Inquisição tomava medidas séria - - a morte na fogueira, a roda dentada, mulheres nuas puxadas para cima por uma corda, a queira onde a mulher é amarrada pelos pés até morrer - -. O herege é todo aquele que não obedece a lei da Igreja. Bastava uma pequena mudança para que o Tribunal da Inquisição o considerasse demoníaco.
Marilu
--- Como é que pode uma coisa assim? - - bastante raiva.
Livro
Mas, ao voltar para Inglaterra, John Dee descobriu que uma turba havia destruído sua inigualável biblioteca e seus instrumentes científicos e de Ocultismo. Ele havia perdido sua posição da Corte. O homem que começara como cientista influente da renascença acabou sendo acusado por feitiçaria. A queda de John Dee foi o começo do fim para o Ocultismo. As suas práticas foram caçadas pela Igreja como obras de possessão demoníaca. Desde o século XIV ao XVI, mais de 40 mil pessoas foram executadas por bruxarias. As ideias ocultistas se enclausuraram nas Sociedades Secretas, como a Maçonaria e a Rosa Cruz.
Marilu
--- Quem é maçom, aqui? - - indagou virando a face de um lado para outro.
A Ordem Maçônica recomeçou a entrar em Irmandades Secretas por seu imenso poder dominante, principalmente a Igreja. Há inúmeros Segredos associados a esses temas. A Inglaterra e França foi o berço da Maçonaria que começou pelo Iluminismo, no século XVIII. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário