segunda-feira, 19 de junho de 2017

SONHOS DE MARILU - 44 -

- VATICANO -
- 44 -
O VATICANO -

Num dia Marilu estava na cidade e parou para ver os filmes programados a serem exibidos do Cine Rio Grande, o maior cinema da cidade, em breves dias. Tinham vários e um deles o mais impactante, O EGIPCIO. Esse deveria ser um filme de lutas. Ela observou mais alguns, para disfarça, comendo pipocas e então, depois de um período, saiu para fazer as matérias programadas. Na calçada do lado de fora do cinema, uma película de algum filme exibido por aqueles dias. Marilu apanho a película e tentou ver se era bonita. Não dizia nada. Apenas era uma película pequenina. Papeis voavam ao leu tocados pelo vento. Uns, de propagada de automóveis. Outros, de sapatos. E tinha um a discorrer sobre o Vaticano. Esse, era de religião, notadamente. Marilu olhou por alguns segundos e depois atirou fora. Mas, a seguir voltou e apanhou o reclame.
Marilu
--- Vaticano? É bom verificar. - - e guardou o papel em sua bolsa a tiracolo.
Passado o dia, Marilu voltou a pesquisar a história: O Vaticano. A essa altura, a moça já possuía uma quantidade vultoso de livros e revistas adquiridos nos sebos da cidade, certamente. E teve a paciência de procurar um que tratava sobre a Santa Sé. Após algum tempo, encontrou o que estava a sua procura.
Marilu
--- Achei! Eu sabia que estava aqui! - - sorrio
E dizia o livro.
Livro
Por quase dois mil anos essa colina romana ocupou um lugar especial nos corações dos católicos do mundo. Esse é o Vaticano. Milhões de pessoas migram para as suas capelas e museus. Mas agora vamos levar os turistas não são permitidos. Por trás das portas fechadas de um dos lugares mais misteriosos e secretos do mundo. O Vaticano é a sede da Igreja Católica de todo o mundo. É onde o Papa mora, trabalha e espalha a palavra para mais de um bilhão de seguidores fieis. Nós levaremos aos esconderijos sombrios que detém o segredo dessa antiga instituição.
Marilu
--- Vamos lá! Vamos ver quais segredos! - - exclamou
Livro
Junte-se a nós, nesta viagem pela história. Desde os ossos do primeiro apóstolo de Jesus, escondido durante séculos, nas profundas catacumbas da Basílica de São Pedro, pelos arquivos secretos do Vaticano e sua conexão com Abraham Lincoln e a Guerra Civil. Por vinte século o Vaticano tem sido ligado eventos da história. Esse é o Vaticano que você não conhece. Apesar de ser o rosto público do Papa que traz multidões ao Vaticano, é o privado que chama ainda mais a atenção. Com pouco mais de cem acres, oito cidades de Vaticano poderiam caber dentro do central é o privado que chama ainda mais atenção. Atrás de suas paredes existem os segredos mais bem guardados da história. 
Marilu
--- O que será? - - quis saber.
Livro
Durante séculos os cofres secretos do Vaticano tem sido alvo de especulações e teoria de conspiração. Alguns pensam que eles guardam artefatos valiosos, roubados de Jerusalém, durante as Cruzadas. Outros afirmam que eles contêm documentos indicando que o Vaticano apoiava os Nazistas. Os arquivos secretos estão escondidos à vista. A baixo de um estacionamento existe um abrigo subterrâneo enorme, de dois andares. Só os arquivistas podem ficar dentro dos cofres dos arquivos.
Marilu
---Virgem! E se faltar ar lá em baixo? - - perguntou com espanto
Livro
Mas vocês podem ir até mais dentro dos arquivos, mais distantes, no interior secreto do Vaticano. Uma coleção imensa de documentos históricos. No abrigo, tem mais de 80 quilômetros de prateleiras. Séculos de documentos históricos bem guardados. A correspondência de Famílias Reais, Cartas Papais, memorandos ultrassecretos. Mas quem visita o Vaticano não sabe é que, escondida sob esse templo a Deus, existe uma cidade dos mortos. A Colina do Vaticano era uma necrópole. A cultura original antes de Roma estar lá era a cultura etrusca. E eles tinham uma Deusa, como os Deuses pagãos chamada Váticas, e ela era a Deusa dos mortos, a Deusa do submundo e era morada na colina do Vaticano. E o nome Vaticano vem dessa Deusa, Váticas. Esse é um bom nome para um Cemitério.
Marilu
---Cruzes! Que nome? - - assombrada.
Livro
Hoje, a Basílica de São Pedro fica em cima desse cemitério e de algumas figuras mais sagradas do catolicismo. Caminhando pelo obscuro labirinto, chega-se a uma gruta ode se encontra o próprio Jesus. Agora se está no centro da Basílica em baixo da Cúpula de Michelangelo. A história dessa grande Basílica começa em 64 depois de Cristo, quando o louco Imperador Nero ateia fogo numa área afim de abrir espaço para construir um novo Palácio. O fogo foge do controle, quase destruindo Roma. Nero precisava de um “bode expiatório”. E um grupo de cristãos liderado pelo aposto Pedro é o alvo prefeito.
Marilu
--- Quer ver a besteira? - - pergunto por si só.
Livro
Pedro era um bandido. Ser cristão, nessa época, no auge do Império Romano é ser um traidor. Pedro é culpado de traição. É um crime. Nero prende os cristãos e os executa publicamente, incluindo Pedro, seu líder de 64 anos de idade. O primeiro discípulo de Jesus Cristo. Segundo a lenda Pedro pediu para ser crucificado de “cabeça para baixo”. Ele achou que não era digno de morrer como seu salvador. Pedro foi enterrado numa cova rasa na Colina do Vaticano. Ao logo do século esse local se perdeu. Por volta do século IV o cristianismo passou enfim a dominar, tanto que o imperador romano, Constantino constrói uma nova Igreja na Colina do Vaticano. Apesar do local exato de Pedro ser desconhecido. Apesar do local exato do túmulo de Pedro ser desconhecido, a Igreja é construída onde dizerem que seus ossos estavam.
Marilu
--- Um faz de conta do que existira no local. - - disse então
LIVRO
No século XVI o papado tornou-se rico e poderoso. E começou a construir uma nova Igreja digna de sua influência. Essa nova Igreja de São Pedro é uma obra prima das renascenças que ainda está acima da Basílica original, a qual acredita-se ser o tumulo de São Pedro. Ainda tem o local mais sagrado que é a Capela Clementina e detém o local original no coração da velha Basílica. O tesouro encontrado não é de ouro ou prata, mas algo ainda mais valioso por está enterrado debaixo do Altar da Capela. Foi aqui que em 1939 que uma descoberta impressionante foi feita o papado de Pio XII.   Quando trabalhadores cavaram debaixo do chão da gruta, acharam vários tijolos com inscrições misteriosas. E depois, ossos.
Marilu
--- Quer ver? Acharam São Pedro! - - espantada
Livro
Os arqueólogos descobriram a baixo da antiga Basílica e logo após havia um cemitério que remonta à época de Cristo. Nove metros abaixo do altar de estão provável São Pedro, arqueólogos encontram um compartimento com inscrições feitas à mão. Então relatava: “Petros Ani” - “Pedro está aqui”. Encontrou-se também uma abertura que por dentro toda revestida com mármore o que significa de algo precioso foi colocado no local. O local possuía uma caixa de ossos. Quando testado, eles mostraram ser resto de um homem de 60 ou 70 anos.  É a idade de Pedro quando foi martirizado na Colina do Vaticano. Os ossos também tinham traços de purpura e ouro, substancias encontradas em um cadáver enterrado em cova rasa e uma forte indicação de estes são os restos de Pedro.
Marilu
--- Incrível! Encontraram mesmo os ossos de São Pedro. - - aprovou
Livro
Talvez a sala mais impressionante do Papa seja uma sacristia. No interior, há alguns dos tesouros mais valiosos do catolicismo que foram usados durante séculos. Um acervo de valor inestimável. Não é um museu. É um tesouro as coisas preciosas com significado para o Papa, são mantidas. Em uma tradição que remonta há séculos os monges cuidam com esmero as mitras e outros acessórios. Tem anéis usados por diferentes Papas e o cajado chamado “Báculo”. Esse cajado não é para andar. É o sinal de sua autoridade, seu poder espiritual. Esse é o material que os Papas têm coletado durante séculos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário