quinta-feira, 22 de junho de 2017

SONHOS DE MARILU - 48 -

- BRUXARIA -
- 48 -
OS BRUXOS


Um dia, Marilu atravessou a avenida Tavares de Lira, para então entrar no prédio da Agencia Pernambucana, em frente à o Jornal onde a moça desempenhava sem cansar as suas funções de Jornalista, já então como Chefe de Redação ou Editora Geral. Havia pouca gente a procura de revistas e alguns livros. A Agencia era dividida em duas partes, como sendo entrada e saída. No meio, uma estante de revistas, as bem mais procuradas como Cariocas entre outras. Marilu apreciou as estantes vendo se havia algo mais. Um livro, quase escondido, chamou a sua atenção por demais curiosa. Algo sobre os Bruxos. Com pressa, Marilu buscou o proprietário, Luis Romão, e mostrou o livro, já com resto de antiguidade.
Marilu
--- Esse livro senhor Luis! - - apontou o livro na estante.
Luis
-- Esse aqui mesmo? Tem certeza? - - indagou estranhando
Marilu
--- Esse mesmo. Mande o recibo de compra para a tesouraria do meu Jornal. - -
Luis
--- Pois não. Mandarei, sim. - - e buscou o livro velho
Já no seu bureau da sala reservada, instantes mais tarde, Marilu sem temor, começou a ler aquela brochura bastante antigas. Em um tempo, atentou para o estava escrito.
Livro
Reis, Czares, personagens obscuras que teriam invocado forças ocultas para chegar ao poder ou permanecer nele. A simbologia e o carisma político unidos aos poderes ocultos. O que se esconde por trás dos bruxos desse poder e desde as guerras de independência estão presentes nos círculos mais conspícuos do poder político do ser humano? Até onde chega, realmente os poderes de praticar a bruxaria?
O Poder dos Bruxos!
É possível que muitos dos grandes líderes de todos os tempos e lugares tenham estado secundados ou protegidos e amparados por poderes do além. Nas diversas culturas asiáticas e europeias, até mesmo na América pré-colombiana encontra-se a influência nas decisões do Governo local ou geral por parte desses sinais ou manifestações de alguma ordem espiritual. No ano de 1900 e nos primórdios de uma das primeiras manifestações políticas da história os Romanov usavam de supostos conhecimentos mágicos Grigori Yefimovich, o Rasputin, conhecido como o Monge Louco, um ícone que tem a ver sobretudo com o jogo da bruxaria.
Marilu
--- Rasputin? Bruxaria? - - inquietou-se
Livro
A Revolução russa ocorrida em outubro de 1917 finalizou o Reinado e a Dinastia dos Romanov que foram, brutalmente, assassinados. Em que pese a sua enorme capacidade de influência dentro da Corte e o poder que muitos lhe atribuíam, o Monge não terminou bem os seus dias. Rasputin se suicidou. Com a sua morte, muita gente ao redor dos Czares suspeitava que viesse a acontecer. O ascendente de Rasputin na Corte dos Romanov transcendeu fronteiras. A fascinação que o personagem exerceu continuou vigente. Enfim, Rasputin foi a exceção e a regra na história.
Marilu
--- Enfim terminou o seu reinado. - - comentou
Livro
Desde antes da chegada do homem branco na América Latina, o Continente parece ter sido habitado por poderes mágicos. Os xamãs invocavam o componente sagrado da natureza. As crenças pagas com seus Deuses se estendiam por toda a região. A América Latina desenvolveu toda uma cura de cultos que sobreviveu ao longo dos anos, retomando crenças mágicas de todos os continentes. Os cultos dos antigos, as lendas sobre a origem de cada montanha, de cada rio, os nomes dos lugares foram negados, apagados. A Igreja descarregou o seu chicote sobre todas por igual.
Marilu
--- Barbaridade! - - irritada
Livro
Mas não foi suficiente. A bruxaria fincou raízes na espiritualidade americana (do sul) e deu origem a novas religiões. O que aconteceu na América Latina? Um continente atravessado pela magia. As histórias dos bruxos são reais. Em pleno século XX existem homens e mulheres de quem se suspeita que chegaram ao poder pelas mãos dos BRUXOS. Pitonisas, profetas e adivinhadores. O povo da América Latina está, hoje, nas mãos de quem invoca e dialoga com os poderes do além. A vitória régia é uma planta tão antiga quanto a humanidade. Sempre foi usada na iniciação do homem sempre guiada pelo xamã da comunidade. Alguns dos seus componentes químicos podem ser usados na utilização de analgésicos.
Marilu
--- Maravilhoso! Eu não que a vitória-régia pode ser medicamento! - - lembrou
Livro
Personagens ocultos ligados ao Poder se filtram aos Governos de grande parte do planeta, mas poucos desses personagens chegaram ao limite de exprimir a essência de um cadáver para que outra pessoa o obsorvesse. No entanto foi o que aconteceu na Argentina, quando os irmãos de Maria Eva de Peron, mais conhecida como Evita. O cadáver de Evita desapareceu. Em 1950, quando um policial interessado nas artes obscuras, é designado para custodiar a residencia de Juan Domingos Peron e Evita. Esse homem se transformou no Rasputin da Argentina. Mantinha ele transações no sobrenatural maléfico. As intenções de Lopes Rega mudaram quando entregou o cadáver de Evita.
Marilu
--- Nossa! Ele roubou o cadáver da morta? - - espantada
Livro
Na América Latina há diferentes formas de Rasputin. As histórias sobre os bruxos de poder causam fascinação e temor ao mesmo tempo despertando receios da ciência e da sociedade civil. Os homens poderosos estão dispostos a tudo com o objetivo de se manter nas esferas mais altas. Em fins do século XIX em Antioquia, Colômbia começava um dos maiores mitos do milênio. A Bruxa Amanda é uma mulher que, durante muito tempo exerceu práticas de bruxaria para poderosos. A fama de Amanda foi tão grande que chegou aos ouvidos de homens poderosos de todo o tipo que existe, inclusive narcotraficantes
Marilu
--- Lá vem bomba! - - alertou
Livro
A influência de Amanda era cada vez mais notória sobre a vida política da região. No entanto, um dia mobilizada pelo arrependimento e pela fé, ela decidiu terminar com tudo. Quando ela volta a entrar em contato com a fé católica e volta a frequentar a Igreja, ela se limpa do mundo anterior do qual fazia parte e retoma o caminho de purificação deixando essa vida para trás.  Atualmente, Amanda se encontra retirada da vida ligada aos poderes ocultos. Há seiscentos anos, a caça às bruxas tem sido associada com perseguições políticas e desprestigio de inimigos.
Marilu
--- Enfim, terminou! - - abanou a cabeça
Livro
Os exorcismos e a luta contra os bruxos não são uma coisa amarga. Desde sempre o Poder instaurou o terror, as suas artes e a sua figura. Eles passaram de privilegiados nas antigas civilizações para perseguido, durante a Inquisição. O conceito de bruxaria ligado a parte demoníaca surge com a Igreja Católica. Mas a bruxaria inclui a feitiçaria e a feitiçaria não tem nada dessa parte curativa. As forças adivinhatórias, entender para onde se vai, tudo isso, dizem, está ligado com o Diabo. A perseguição foi uma disputa entre os poderes do além de origem distinta ou uma maneira de acabar com os adversários políticos? A perseguição começou contra o povo judeu e populações inteiras foram arrasadas. E na Inquisição, 85 por cento dos julgamentos foram contra mulheres.
Marilu
--- Por que somente apenas mulheres? - - indagou
Livro
Achava-se que elas seriam capazes de voar, de transformar-se em animais, preparar poções para apaixonar, a violentar ou enlouquecer as pessoas, copular com o próprio demônio em orgias aberrantes, sacrificar sua honra com o sangue de recém-nascidos. Na história dos povos originários não deixou de haver perseguições em torno das divindades que podem estar contrapostos ou pessoas que sabem das coisas antes de se conhecer, na verdade. As acusações de bruxaria foram utilizadas para fazer cair líderes políticos sem importar sua ideologia.


Nenhum comentário:

Postar um comentário